A notícia da morte de Oswaldo Fumeiro Alvarez, conhecido como Vadão, gerou uma onda de homenagens ao ex-técnico da Seleção Brasileira feminina de futebol na tarde desta segunda-feira (25/5). “Orgulho demais de ter vivido momentos maravilhosos ao seu lado e ter tido a oportunidade de aprender muito”, disse Marta.
Em dezembro de 2019, Vadão foi diagnosticado com um câncer no fígado, quando estava fazendo exames de rotina. Mesmo fazendo o tratamento via quimioterapia e radioterapia, o problema de saúde evoluiu para outros órgãos. Internado desde o último dia 12, o treinador morreu nesta segunda-feira, aos 63 anos.
“Eu estou tentando assimilar e entender a sua partida tão cedo. Tem pessoas que entram nas nossas vidas de uma maneira que nem sempre esperamos,pessoas que em tão pouco tempo, tornam-se como da nossa família”, lamentou a atacante Cristiane.
A maior artilheira do futebol em Olimpíadas ainda lembrou com saudosismo do tradicional boné que Vadão usou durante a carreira. “Você era uma pessoa absurdamente bondosa,de um coração gigante,que tentava abraçar todo mundo. Você adorava esse bonezinho, era sua marca!”, publicou Cristiane.
Debinha também postou palavras de carinho ao ex-comandante da Seleção. “Obrigada pelos ensinamentos, pela oportunidade de trabalhar ao seu lado, e por ter sido essa pessoa maravilhosa Vadão. Homem do bem, com um coração enorme e bondoso”, disse a jogadora.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em nome da própria entidade e de toda a família do futebol, lamentou profundamente o falecimento de Vadão: “Profissional leal e qualificado, nunca mediu esforços no exercício de sua função e trouxe resultados fundamentais para a história da Seleção Brasileira Feminina, em mais de 4 anos liderando como técnico. O Futebol Brasileiro agradece por toda sua contribuição. Sentiremos falta da sua liderança e do seu exemplo. Esteja em paz, Vadão”.
Antes de atuar no futebol feminino, Vadão comandou importantes clubes masculinos. O Corinthians, em que foi técnico em 2000; o São Paulo, em 2001; e o Bahia, em 2004; também lamentaram a partida do treinador. Jogadores lembraram dos bons momentos e das oportunidades criadas por ele. Caso do meia Kaká, lançado por Vadão aos 16 anos no profissional do São Paulo, e de Luís Fabiano, levado por ele da Ponte Preta para a primeira passagem pelo São Paulo.
Veja algumas das homenagens a Vadão na íntegra:
O Futebol Feminino do Corinthians lamenta o falecimento de Oswaldo Alvarez, o Vadão.
Estendemos nossos sentimentos aos familiares do ex-treinador da Seleção feminina, com passagem pelo Futebol masculino do Corinthians.
Que tenham a força e o suporte para atravessar este momento. pic.twitter.com/YMpWqc7Lrn— Corinthians Futebol Feminino (de 🏠) (@SCCPFutFeminino) May 25, 2020
💫 O Esquadrão lamenta o falecimento de Oswaldo Alvarez, o Vadão, técnico tricolor durante toda a temporada de 2004. Nossa solidariedade a familiares e amigos #NotaDePesar pic.twitter.com/xgGp5YPgE9
— Esporte Clube Bahia (de 🏠) (@ECBahia) May 25, 2020
Vadão não chegou a comandar o Santos em sua vitoriosa carreira, mas sempre teve o nosso respeito e admiração. Lamentamos profundamente o seu falecimento.
Sentimentos e muita força aos amigos e familiares do técnico. 🖤 pic.twitter.com/vYVrZHorxa
— Santos Futebol Clube (de 🏡) (@SantosFC) May 25, 2020