INGLA

Guia Copa da França: Conheça o Grupo D, das inventoras do futebol

Publicado em Futebol

A oitava edição da Copa do Mundo de futebol feminino já começou e as 24 seleções participantes do torneio disputam o título na França até 7 de julho. O Elas no Ataque produziu um guia sobre os países que vão disputar o Mundial para você ficar por dentro de todos os detalhes. A cada dia, será publicado uma das seis chaves da competição. Conheça o Grupo D:

Inglaterra

Esta é a quinta participação da Inglaterra em mundiais, sendo a quarta seguida. Nas Copas do Mundo de 1995, 2007 e 2011, a seleção inglesa caiu nas quartas de final. A melhor campanha foi em 2015, quando derrotou a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar. Essa foi, inclusive, a melhor colocação do país em uma Copa do Mundo, masculina ou feminina, desde 1966, quando a equipe masculina se sagrou campeã.

Melhor campanha: terceiro lugar (2015)
Participações em Copa: 4 (1995, 2007, 2011, 2015)
Ranking da Fifa: 3ª posição

Passaporte para a França

Nas eliminatórias europeias, a seleção inglesa venceu oito jogos e empatou um. Foram 29 gols marcados e a defesa só foi vazada uma vez. A excelente campanha inglesa movimentou a imprensa local, que bateu recordes de credenciamento para o evento. O jornal The Guardian declarou que este seria o maior evento esportivo do ano, tamanho otimismo com a seleção do país. Atualmente, as inglesas ocupam a terceira posição no ranking da Fifa, atrás de Estados Unidos e Alemanha.

Essa mina sou eu

Fran Kirby, 23 anos, é a destaque da seleção inglesa. A atacante de 1,57m tem como marca a criatividade e a explosão. A jogadora que atualmente atua no Chelsea defendeu a Inglaterra na Copa do Mundo de 2015, quando o país conseguiu o terceiro lugar. O técnico Mark Sampson, que treinava a equipe na época, chegou a chamá-la de mini-Messi, pela qualidade apresentada.

Dono da prancheta

Phil Neville, 42 anos, é técnico da seleção inglesa feminina desde janeiro de 2018. O comandante é ex-jogador e defendeu o Manchester United, pelo qual ganhou a Champions League e seis títulos da Premier League. Após a aposentadoria dos gramados em 2013, a primeira experiência de Phil Neville fora das quatro linhas foi como auxiliar técnico do Manchester United, na época treinado por David Moyes.

Elenco completo
Goleiras: 1-BARDSLEY, Manchester City WFC (ENG), 13-TELFORD, Chelsea FCW (ENG), 21-EARPS, VfL Wolfsburg (GER)
Defensoras: 4-WALSH, Manchester City WFC (ENG), 8-J. SCOTT, Manchester City WFC (ENG), 16-MOORE, Reading FCW (ENG), 19-STANWAY, Manchester City WFC (ENG), 20-CARNEY, Chelsea FCW (ENG), 23-STANIFORTH, Birmingham City WFC (ENG)
Meio Campistas: 2-BRONZE, Olympique Lyon (FRA), 3-GREENWOOD DF Manchester United WFC (ENG), 5-HOUGHTON, Manchester City WFC (ENG), 6-BRIGHT, Chelsea FCW (ENG), 12-STOKES, Manchester City WFC (ENG), 14-WILLIAMSON, Arsenal WFC (ENG), 15-MCMANUS DF Manchester City WFC (ENG), 17-DALY, Houston Dash (USA)
Atacantes: 7-PARRIS, Manchester City WFC (ENG), 9-TAYLOR, Reign FC (USA), 10-KIRBY, Chelsea FCW (ENG), 11-DUGGAN, FC Barcelona (ESP), 18-WHITE, Birmingham City WFC (ENG), 22-MEAD, Arsenal WFC (ENG)

Jogos da fase de grupos
9 de Junho: Inglaterra x Escócia (Allianz Riviera, nice)
14 de Junho: Inglaterra x Argentina (16h; Stade Océan, Le Havre)
17 de Junho: Japão x Inglaterra (16h; Allianz Riviera, Nice)

Escócia

Esta será a primeira participação da Escócia em um Copa do Mundo Feminina. Em 2015, as escocesas ficaram no quase. Elas perderam para a Holanda na repescagem das eliminatórias européias. A equipe só começou a fazer parte da Associação Escocesa de Futebol em 1998, por isso demorou a despontar no cenário mundial. Em 2017, fez a primeira participação em Eurocopa. Na conquista da vaga para estrear no mundial, nem todas as atletas da seleção eram profissionais, tendo de se dividir entre o futebol e outra profissão. O governo escocês, então, aumentou o investimento financeiro para que o elenco pudesse fazer treinos integrais em todo o primeiro semestre de 2019. A equipe escocesa é formada majoritariamente por atletas que disputam o Campeonato Inglês: são 12 das 23 convocadas.

Melhor campanha: Não possui
Participações em Copa: Não possui
Ranking da Fifa: 20ª posição

Passaporte para a França

Para chegar na primeira Copa do Mundo, a Escócia precisou fazer uma dura batalha contra a Suíça. No Grupo 2 das eliminatórias européias, suíças e escocesas disputaram a vaga ponto a ponto. Um empate da Suíça com a Polônia permitiu que a Escócia conquistasse o primeiro lugar do grupo, ao vencer a Albânia. A equipe terminou com 21 pontos, dois a mais que as adversárias, carimbando o passaporte para a Copa da França.

Essa mina sou eu

Kim Little, 28 anos, é meia campista e atualmente joga no Arsenal. Ela já defendeu a seleção escocesa 70 vezes e marcou 23 gols. Este será o primeiro grande torneio que disputará pela Escócia, já que ela se lesionou em 2017 e ficou de fora da Eurocopa. Em 2012, Kim Little defendeu a seleção britânica nas Olimpíadas de Londres.

Dona da prancheta

A Escócia está sob o comando de Michelle “Sherley” Kerr, 49 anos e ex-jogadora da seleção. Keer foi zagueira e capitã da seleção escocesa, quando defendeu a equipe em 59 partidas e marcou três gols entre 1989 e 2008. A ex-atleta já treinou o sub-19 do país e o Arsenal. Sherley Kerr fez história ao se tornar a primeira mulher a treinar uma equipe masculina sênior no Reino Unido, quando comandou a University of Stirling entre 2014 e 2017.

Elenco completo
Goleiras: 1-ALEXANDER, Glasgow City LFC (SCO), 12-LYNN, Vittsjo GIK (SWE), 21-FIFE, Hibernian LFC (SCO)
Defensoras: 2-SMITH, Manchester United WFC (ENG), 3-DOCHERTY, Glasgow City LFC (SCO), 4-CORSIE, Utah Royals FC (USA), 5-BEATTIE, Manchester City WFC (ENG), 7-LAUDER, Glasgow City LFC (SCO), 14-ARTHUR, Birmingham City WFC (ENG), 15-HOWARD, Reading FCW (ENG), 17-J. MURRAY, Hibernian LFC (SCO)
Meio Campistas: 6-LOVE, Glasgow City LFC (SCO), 8-LITTLE, Arsenal WFC (ENG), 9-WEIR, Manchester City WFC (ENG), 10-CRICHTON, Glasgow City LFC (SCO), 16-C. MURRAY, Liverpool FCW (ENG), 23-ARNOT, Manchester United WFC (ENG)
Atacantes: 11-EVANS, Arsenal WFC (ENG), 13-ROSS, West Ham United WFC (ENG), 18-EMSLIE, Manchester City WFC (ENG), 19-CLELLAND, ACF Fiorentina (ITA), 20-BROWN, FC Rosengard (SWE), 22-CUTHBERT, Chelsea FCW (ENG)

Jogos da fase de grupos
9 de Junho: Inglaterra x Escócia (Allianz Riviera, Nice)
14 de Junho: Japão x Escócia (10h; Route de Loriente, Rennes)
19 de Junho: Escócia x Argentina (16h; Parc de Princes, Paris)

Argentina

A relação da Argentina com a Copa do Mundo não é das melhores. Em duas participações, a equipe não conseguiu nenhuma vitória e terminou o torneio em último lugar. No Mundial de 2003, nos Estados Unidos, as argentinas perderam as três partidas em um grupo que tinha Alemanha, Canadá e Japão. Na edição seguinte, na China, a equipe caiu mais uma vez em uma chave com alemãs e japonesas, além da Inglaterra. Foram mais três resultados negativos. Até o momento, a albiceleste só conseguiu marcar dois gols em Copas.

Melhor campanha: fase de grupos (2003 e 2007)
Participações em Copa: 2 ( 2003, 2007)
Ranking da Fifa: 37ª posição

Passaporte para a França

Depois de passar dois anos sem técnico e de sair do Ranking Mundial Feminino da Fifa, a Argentina começou a se restabelecer para a disputa da Copa América Feminina de 2018, no Chile. A equipe terminou o torneio em terceiro lugar e garantiu uma vaga nos playoffs das qualificatórias para a Copa do Mundo. Para carimbar o passaporte rumo à França, a albiceleste enfrentou o Panamá. O jogo em Buenos Aires foi vencido por 4 x 0. Na partida fora de casa, o empate de 1 x 1 garantiu o regresso das argentinas a Copa do Mundo após uma ausência de 12 anos.

Essa mina sou eu

Soledad Jaimes é o grande destaque da equipe albiceleste. Aos 30 anos a atacante já jogou no Santos e foi campeã brasileira em 2017, quando terminou como artilheira da competição com 19 gols em 18 partidas. Ao todo ela fez 66 partidas pelo Peixe e balançou as redes 47 vezes. Jaimes estava na equipe que foi campeã da Copa América Feminina em 2006. Atualmente ela defende o Lyon da França.

Dono da prancheta

O comandante argentino é Carlos Borrello, que, aos 63 anos, é um dos técnicos mais importantes da história do futebol feminino no país. Ele ocupou o cargo de diretor técnico da seleção argentina entre 2003 e 2012, estando presente nas duas únicas participações da equipe em Copa do Mundo. Nesse período, as argentinas conquistaram a Copa América Feminina pela primeira e única vez na história, em 2006. Também conseguiram alcançar o top 30 do ranking mundial.

Elenco completo
Goleiras: 1-CORREA,  CA Rosario Central (ARG), 12-GARTON (Sem clube) , 23-PEREYRA , UAI Urquiza (ARG)
Defensoras: 2-BARROSO, Madrid CFF (ESP), 3-STABILE, Boca Juniors (ARG), 4-SACHS, UAI Urquiza (ARG), 6-COMETTI, Sevilla FC (ESP), 13-GOMEZ, CA Rosario Central (ARG), 18-CHAVEZ, CA River Plate (ARG), 21-JUNCOS, (Sem clube)
Meio Campistas: 5-SANTANA, Logrono CFF (ESP), 8-BRAVO, CD Tacón (ESP), 10-BANINI, Levante UD (ESP), 14-MAYORGA, UAI Urquiza (ARG), 16-BENITEZ, Boca Juniors (ARG), 17-CORONEL, Granada CF Femenino (ESP), 20-IPPOLITO, CA River Plate (ARG)
Atacantes: 7-OVIEDO, Rayo Vallecano (ESP), 9-SOLE JAIMES, Olympique Lyon (FRA), 11-BONSEGUNDO, Sporting Huelva (ESP), 15-POTASSA, UAI Urquiza (ARG), 19-LARROQUETTE, UAI Urquiza (ARG), 22-MENÉNDEZ, UAI Urquiza (ARG)

Jogos da fase de grupos
10 de Junho: Argentina x Japão (Parc de Princes, Paris)
14 de Junho: Inglaterra x Argentina (16h; Stade Océan, Le Havre)
19 de Junho: Argentina x Escócia (Parc de Princes, Paris)

Japão

 

O Japão está na seleta lista das seleções que compareceram em todas as copas do mundo. A equipe japonesa já demonstrava que conseguiria grandes feitos, quando em 1995 eliminou o Brasil nas quartas de final. Em 2011, na Alemanha, as japonesas se sagraram campeãs ao derrotar o Estados Unidos nos pênaltis. Em 2015, também foram finalistas, mas dessa vez perderam para as americanas por 5 x 2.

Melhor campanha: campeã (2011)
Participações em Copa: 7 (1991, 1995,1999, 2003, 2007, 2011, 2015)
Ranking da Fifa: 7ª posição

Passaporte para a França

A seleção japonesa reina absoluta na Ásia. A equipe foi campeã da Copa Asiática e carimbou o passaporte para a França. Nas semifinais a equipe derrotou a rival China, por 3 x 1. O título veio com uma vitória simples por 1 x 0 contra a Austrália.

Essa mina sou eu

A atacante Mana Iwabuchi, 26 anos, surgiu para o mundo em 2008, com apenas 15 anos, quando foi eleita a melhor jogadora do mundial Sub-17 da Fifa. Desde então a jovem vem mostrando todo seu talento. Atualmente a atleta joga pelo Bayern Munique, da Alemanha. Iwabuchi estava na seleção japonesa que foi campeã do mundo em 2011. Esta será sua terceira copa do mundo.

Dona da prancheta

Asako Takakura, 51 anos, é a comandante das japonesas. Ela é ex-jogadora e defendeu a Seleção do japonesa nos Jogos Olímpicos de 1996. Takakura está a frente do Japão desde 2016, antes trabalhou na equipe juvenil que venceu a Copa do Mundo Feminina Sub-17, em 2014, e conseguiu um terceiro lugar na Copa do Mundo Sub-20, em 2016.

Elenco completo

Goleiras: 1-IKEDA, Urawa Red Diamonds Ladies (JPN) , 18-YAMASHITA,  NTV Beleza (JPN)

Defensoras: 2-UTSUGI, Reign FC (USA), 3-SAMESHIMA, INAC Kobe Leonessa (JPN), 4-KUMAGAI, Olympique Lyon (FRA), 5-ICHISE, Vegalta Sendai Ladies (JPN), 12-MINAMI, Urawa Red Diamonds Ladies (JPN), 16-MIYAGAWA, NTV Beleza (JPN), 22-SHIMIZU, NTV Beleza (JPN), 23-MIYAKE, INAC Kobe Leonessa (JPN)

Meio Campistas: 6-SUGITA, INAC Kobe Leonessa (JPN), 7-NAKAJIMA, INAC Kobe Leonessa (JPN), 10-SAKAGUCHI, NTV Beleza (JPN), 13-TAKARADA, Cerezo Osaka Sakai L (JPN), 14-HASEGAWA, NTV Beleza (JPN), 15-MOMIKI, NTV Beleza (JPN) , 17-MIURA, NTV Beleza (JPN)

Atacantes: 8-IWABUCHI, INAC Kobe Leonessa (JPN), 9-SUGASAWA, Urawa Red Diamonds Ladies (JPN), 11-KOBAYASHI, NTV Beleza (JPN), 19-ENDO, NTV Beleza (JPN), 20-YOKOYAMA, AC Nagano Parceiro Ladies (JPN), 21-YOKOYAMA, AC Nagano Parceiro Ladies (JPN)

Jogos da fase de grupos

10 de Junho: Argentina x Japão (Parc de Princes, Paris)

14 de Junho: Japão x Escócia (10h; Route de Loriente, Rennes)

17 de Junho: Japão x Inglaterra (16h; Allianz Riviera, Nice)

Por Emanuelly Fernandes e Mariana Fraga

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*