3C79075A-0261-4327-8D21-9C3E2D02D261

Real e Minas decidem primeiro título do Candangão feminino com transmissão da TV

Publicado em Futebol

A temporada 2019 pode ser considerada um divisor de águas para o futebol feminino no Brasil. O ano foi marcado pela Copa do Mundo na França, em que todas as partidas da Seleção Brasileira foram transmitidas em canal aberto de televisão por duas emissoras (Band e Globo) pela primeira vez. O torneio obteve recordes de audiência em todo o planeta. Em meio à evolução da modalidade no país, o Distrito Federal não ficou de fora. A 23ª edição do Candangão Feminino mostrou desde o início, com oito equipes – três a mais do que no ano anterior –, um maior engajamento local.

No entanto, com a transmissão do jogo de volta da final entre Real Brasília e Minas/Icesp pela TV Brasília, o campeonato do DF também provou que será histórico. Pela primeira vez um jogo local de futebol feminino será transmitido por um canal aberto de televisão na capital do país. O duelo decisivo ocorre neste sábado (7/12), às 14h, no Estádio Abadião. Na partida de ida, o placar ficou 1 x 1.

 O feito revela a valorização do torneio local feminino ao longo das temporadas. Luciana Leite, de 31 anos, atleta de Santa Maria, disputa o Candangão desde 2008. A atacante, que defende o Real Brasília, jogou as últimas edições do campeonato pelo Gama e acompanhou a evolução da modalidade em Brasília. “A gente se sente valorizada por ter transmissão. Além disso, os clubes estão investindo nas atletas e na estrutura. Antes, não era assim. Isso incentiva as meninas mais jovens, mostra que há um futuro no futebol feminino”, aponta a meia-atacante.

A competição também encantou Marcela Hulk, carioca que defendeu o Maccabi Hadera, em Israel. A atacante saiu do Oriente Médio para vestir a camisa do Minas/Icesp. “A gente sempre se espelha no futebol masculino e ter uma partida televisionada para nós significa a valorização do nosso trabalho”, comemora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As “Minas” estão em busca do tetracampeonato candango. O time venceu os últimos três torneios de forma consecutiva. Além disso, o Minas/Icesp está na Série A do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, está o estreante. No ano em que o Real Brasília criou o departamento feminino, a equipe eliminou o Cresspom, o maior campeão brasiliense, e chegou à final. “Tudo se baseia no investimento. Quando uma equipe tem investimento e qualidade, consegue chegar a lugares maiores”, analisa a atacante Hulk.

 O Real Brasília terminou a fase de classificação como líder do campeonato e foi o time que mais fez gols. Ao todo, as Leoas do Planalto marcaram 74 vezes em 10 jogos. “São dois times bem estruturados. Para o Minas, é importante para elas atingirem o quarto título. Se a gente levantar o caneco, será a nossa primeira vez e vai ser invicto”, pondera Luciana, meia do Real. Se o resultado durante os 90 minutos de jogo for de empate, a decisão será nas penalidades máximas.

 

Show das mascotes e das artilheiras no Candango feminino

Mascotes do Minas e do Real marcam presença na final do Candango feminino 2019 | David Pena/Minas Icesp

 Uma das novidades do campeonato são as mascotes. No primeiro jogo da final, “Nayzinha”, do Minas/Icesp, e o Leão do Planalto, do Real Brasília, roubaram a cena no Estádio Abadião com abraços e rivalidade amistosa. Pela primeira vez, as personagens simbólicas das equipes femininas estiveram presentes em um jogo. A mascote do Minas, “Nayzinha”, representa as presidentes do clube, as irmãs Nayara e Nayeri Albuquerque. O Leão do Planalto foi criado por ocasião da fundação do Real Brasília em 2016.

Outro destaque está na linha de frente dos dois ataques. O confronto coloca frente a frente duas xarás goleadoras. Marcela Hulk, do Minas, é a vice-artilheira do torneio, com 13 gols. A outra é Marcela de Cássia, autora do gol de empate do Real Brasília no primeiro jogo da final. A atleta é a principal goleadora do campeonato, com 18 bolas nas redes em 10 jogos. “Minha família de Minas Gerais vai poder assistir ao jogo. Para o futebol feminino é tudo que a gente precisa”. (MF) 

 

FICHA TÉCNICA

Candangão Feminino

Final (jogo de volta)

Real Brasília x Minas Icesp

 

Real Brasília (4-3-3)

Letícia; Jéssica Bahia, Jamille, Isabela, Nathalia; Luciana, Maiara Sasá; Marcela Amanda e Dani Silva

Técnico: Evilásio de Almeida

 

Minas/Icesp (4-3-3)

Raissa; Natália, Andiara, Kaká, Jéssica; Luyara, Camila Pini e Robinha; Marcela Hulk, Bárbara e Suzana

Técnico: Singol Santos

 

Local: Estádio Abadião (Ceilândia)

Data: Sábado (7/12), às 14h

Árbitro: Marcelo Rudá

Transmissão: TV Brasília

Entrada: 1kg de alimento

 

 

*Por Mariana Fraga

 

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*