suecia-eua Yoshikazu TSUNO / AFP

Favoritos, EUA estreiam nas Olimpíadas com derrota por 3 x 0 para Suécia

Publicado em Sem categoria

A Suécia está entre as fortes candidatas ao título no futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020/2021. Ainda assim, surpreendeu ao vencer a grande favorita seleção dos Estados Unidos, por 3 x 0, nesta quarta-feira (21/7), no Estádio de Tóquio. A equipe europeia, que é atual vice-campeã olímpica, quebrou uma invencibilidade de 44 jogos das americanas e disparou na briga pela liderança do Grupo G. Os gols foram marcados por Blackstenius duas vezes e Hurtig.

Não é a primeira vez que a Suécia é algoz dos EUA em Olimpíadas. Por sinal, essa trajetória está ficando batida. Sob o comando de Pia Sundhage, atual técnica da seleção brasileira, a equipe sueca eliminou as norte-americanas nas quartas de final das Olimpíadas do Rio-2016. Ainda assim, a estreia na edição japonesa foi melhor do que as expectativas do torcedor mais otimista.

Comandadas por Kurt Gerhardsson, as suecas dominaram as donas de quatro ouros olímpicos e atuais campeãs mundiais (com o título na Copa do Mundo de 2019). A Suécia ainda criou oportunidades para fechar a vitória com um placar mais elástico. Desde o começo da partida, a equipe imprimiu uma grade intensidade e teve maior posse de bola, tendo mais volume ofensivo.

 

Suécia dominante em campo

Os EUA chegaram duas vezes nos primeiros 20 minutos de jogo, com uma cabeçada de Alex Morgan e um chute de fora da área de Heath. Mas foi a Suécia que chegou ao primeiro gol. Aos 24 minutos, Blackstenius marcou de cabeça após cruzamento pela direita da Jakobsson. Aos 41, Blackstenius recebeu lançamento nas costas da defesa e perdeu a chance de ampliar a vantagem. A melhor chance das americanas empatarem foi aos 44, quando Lavelle acertou a trave.

A atacante Blackstenius não conseguiu ampliar o placar ainda no fim do primeiro tempo, mas precisou de apenas 8 minutos no segundo tempo para fazer isso. Em cobrança de escanteio, Ilestedt desviou no pé da trave e a bola sobrou para Blackstenius, livre, apenas empurrar para o gol, deixando o placar 2 x 0.

A melhor resposta dos Estados Unidos ocorreu com Megan Rapinoe, estrela da seleção americana de 36 anos que entrou apenas no segundo tempo. Aos 25 minutos, a atacante fez bela jogada individual pela esquerda e cruza para Press dentro da área. A finalização acabou na trave. No lance seguinte, a Suécia encaixou um contra-ataque com Glas pela direita, que cruzou na cabeça da Hurtig, dentro da área, para fechar a conta com o terceiro gol sueco.

 

Grupo G do futebol feminino em Tóquio

Nos duelos da primeira rodada, Suécia e Austrália somaram três pontos e assumem a ponta da tabela do Grupo G, que também conta com Estados Unidos e e Nova Zelândia. Os dois primeiros colocados da chave se classificam para as quartas de final, além dos dois melhores terceiros colocados do torneio.

 

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA 3

Lindahl; Glas, Ilestedt, Bjorn e Andersson; Seger, Angeldahl (Benisson), Rolfo (Schough), Asllani e Jakobsson (Janogy); Blackstenius (Hurtig). 

Técnico: Peter Gerhardsson

 

ESTADOS UNIDOS 0

Naeher; O’Hara, Dahlkemper, Sauerbrunn e Dunn (Davidson); Lavelle (Kristie Mewis), Horan e Mewis (Ertz); Heath (Rapinoe), Morgan (Lloyd) e Press.

Técnico: Vlatko Andonovski

 

Gols: Blackstenius (25’/1°T e 9’/2°T) (2-0), Hurtig (26’/2°T) (3-0)

​Árbitro: Yoshimi Yamashita (JAP)

Local: Ajinomoto Stadium, em Chofu (JAP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*