Duda-jogadora-vôlei de praia
duda Divulgação/FIVB

Brasileira é a mais jovem a se tornar melhor do mundo no vôlei de praia

Publicado em Vôlei

O que você estava fazendo no início da sua juventude? Um mês depois de completar 20 anos, a brasileira Duda ganhou, nesta terça-feira (04/9), o prêmio de melhor jogadora do mundo do vôlei de praia pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Com isso, a sergipana quebrou um recorde ao se tornar a jogadora mais nova a ganhar o prêmio. Além da conquista, ela foi eleita a melhor jogadora ofensiva e o melhor ataque da temporada, que foi consagrada com o título no Circuito Mundial 2018 ao lado da parceira Ágatha.

A pouca idade e o alto rendimento parecem ser pontos fortes da atleta. Tanto é que o título, conquistado no final de agosto, também lhe rendeu a quebra de outro recorde. Após 23 temporadas, Duda se tornou a atleta mais jovem a vencer o circuito do vôlei de praia. Até então, outra brasileira era dona deste recorde. A campeã olímpica Sandra Pires conquistou o título com 21 anos, somente um a mais que Duda.

O segredo para o título no Circuito Mundial foi a regularidade da dupla formada com Ágatha. Duda é parceira da medalhista olímpica desde janeiro de 2017, ano em que bateram na trave e foram vice-campeãs da competição. Este ano, as brasileiras disputaram 10 torneios dentro do circuito e conquistaram dois ouros, uma prata e um bronze. Além disso, chegaram a outras duas semifinais. Atualmente, com 5480 pontos, as brasileiras ocupam o primeiro lugar no ranking feminino internacional.

Outro título importante conquistado por Duda e Ágatha na temporada foi o primeiro lugar do World Tour Finals, etapa mais importante do ano no vôlei de praia mundial, em agosto. As duas também bateram na trave no ano passado e ficaram em segundo lugar. Mas este ano, o título da competição, que reúne as “top 10” da temporada, veio. Na final, a dupla brasileira superou as tchecas Hermannova e Slukova por 2 sets a 0 e conquistaram o maior premio pago em um único torneio de vôlei de praia da FIVB. Desde o início da parceria, elas disputaram 12 semifinais em 20 torneios internacionais.

Com 15 anos a mais que Duda, Ágatha também terminou a temporada em alta e com prêmios na mão. A medalhista de prata dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 foi eleita a jogadora mais inspiradora e a esportista do ano pela FIVB. As duas foram as únicas brasileiras premiadas na temporada de 2018.

Veja alguns títulos de Duda

Campeã do Circuito Mundial 2018
Campeã do World Tour Finals de 2018
Bicampeã Mundial Sub-21 em 2016 e 2017
> Tricampeã mundial Sub-19 em 2013, 2014 e 2016
Vice-campeã do World Tour Finals 2017
Campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014

Foto: Inovafoto/CBV
Duda joga com Ágatha desde 2017 | Foto: Inovafoto/CBV

Prêmios individuais e recordes 

Atleta mais jovem a conquistar o prêmio de melhor jogadora do mundo
>
Atleta mais jovem a vencer o Circuito Mundial do vôlei de praia
> Melhor recepção do Circuito Brasileiro 17/18
Eleita a melhor novata do Circuito Mundial 2016
Atleta que mais evoluiu no Circuito Brasileiro 2015/2016
> Eleita revelação do Circuito Brasileiro  2013/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*