Minas Icesp x Ferroviária, em jogo do Campeonato Brasileiro Feminino A1 2020: torneio suspenso por causa do coronavírus
Coronavirus2 David Penna/Minas Icesp

Veja como o coronavírus interferiu nas competições femininas

Publicado em Sem categoria

Superligas de vôlei, Campeonato Brasileiro de futebol, Liga de Basquete Feminino. Veja como ficaram as competições de várias modalidades que foram suspensas ou adiadas no Brasil e no mundo por causa da pandemia causada pelo  novo coronavírus.

Automobilismo

Todas as provas automobilísticas no Brasil foram suspensas por tempo indeterminado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) desde 16 de março, devido ao novo coronavírus. Vale lembrar que ainda são poucas as mulheres que competem e trabalham nesse meio, mas o automobilismo permite que pilotos e pilotas disputem na mesma categoria.

Os GPs da Austrália, do Bahrein e do Vietnã de Fórmula 1 também foram adiados.

Na Stock Car, a primeira etapa da temporada 2020, que seria em Goiânia (GO), em 29 de março, foi adiada para 22 de novembro.

A temporada 2019/2020 da Fórmula E foi suspensa por dois meses.

Atletismo

Principal circuito do atletismo mundial, a Diamond League suspendeu nesta terça-feira (17/3) as três primeiras etapas da temporada 2020. A competição estava marcada inicialmente para começar pela etapa do Catar, em 17 de abril, seguida por duas etapas na China, que ocorreriam em 9 e 16 de maio.

“Devido ao crescente número de países afetados pelo Covid-19, as três primeiras etapas da temporada 2020 da Diamond League, agendadas para 17 de abril no Catar, e 9 e 16 de maio na China não podem ser realizadas conforme o planejado”, afirmou o comunicado da Diamond League.

Em São Paulo, todas as corridas de rua estão suspensas até pelo menos 30 de abril. A Maratona Internacional de São Paulo, que seria em 5 de abril, foi adiada para o segundo semestre, ainda sem data definida.

Basquete

A LBF foi suspensa por tempo indeterminado a pedido dos clubes | LBF/Divulgação

A Liga de Basquete Feminino (LBF) suspendeu todas as partidas por tempo indeterminado desde sábado (14/3). A LBF já havia determinado que as partidas fossem disputadas com portões fechados desde o dia 13. Depois, a medida foi endurecida a pedido dos próprios clubes.

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) também suspendeu todas as competições internacionais desde 13 de março.

Boxe

A 9ª edição do Boxing For You, principal evento de boxe da América do Sul, foi adiada para maio, ainda sem data definida. O evento inicialmente estava marcado para 4 de abril. A última edição do evento, primeira de 2020, contou com a presença da medalhista olímpica Adriana Araújo.

Os pré-olímpicos de boxe foram suspensos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Caratê

A última possibilidade para buscar vaga no caratê dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi cancelada. A princípio, seria a etapa de Rabat, no Marrocos, em março. Como ela foi a primeira a ser cancelada por causa da pandemia do coronavírus, a etapa de Madrid, de 17 a 19 de abril, passaria a valer como a última chance de somar pontos para conseguir se classificar para as Olimpíadas. Mas a etapa espanhola também foi cancelada e as vagas olímpicas foram definidas pelo ranking atual.

Futebol

Todos os campeonatos nacionais foram suspensos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A suspensão começou a valer desde segunda-feira (16/3) e abrange o Brasileiro feminino das duas divisões (A1 e A2). “Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

A Federação Boliviana de Futebol (FBF) também suspendeu todos os campeonatos no país até o dia 31 de março.

Associação Chilena de Futebol (ANFP) suspendeu o Campeonato Chileno por 15 dias a partir de quarta-feira (18). Na segunda e terça-feira (16 e 17/3), ainda ocorreram jogos com portões fechados.

Futebol americano

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) suspendeu competições até o fim do primeiro semestre de 2020.

Já a National Football League (NFL) anunciou que o Draft 2020 da liga, previsto para 23 a 25 de abril em Las Vegas, está mantido, mas sem público.

Ginástica

Flávia Saraiva está com vaga olímpica assegurada para Tóquio-2020 | Ricardo Bufolin/CBG

A pandemia do novo coronavírus fez a Federação Internacional de Ginástica adiar três competições da Copa do Mundo até junho.

Na União Europeia de Ginástica, quatro campeonatos continentais que distribuiriam vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio foram cancelados. Saõ eles: o Europeu Feminino de Ginástica Artística em Paris (FRA), o Europeu de Ginástica de Trampolim em Gotemburgo (SUE), o Europeu de Ginástica Rítmica em Kiev (UCR) e o Europeu Masculino de Ginástica Artística em Baku (AZE)

Jiu-jitsu

Foi cancelado o campeonato pan-americano de jiu-jitsu, que ocorreria de 18 a 22 de março em Irvine, na Califórnia (EUA).

Judô

Todos os eventos do Mundial de judô até o fim de abril foram cancelados pela Federação Internacional da modalidade. O Grande Prêmio de Rabat, no Marrocos, que seria de 6 a 8 de março, foi cancelado.


MMA

Após realizar o UFC Brasília com portões fechados no último sábado (14/3), a organização adiou por tempo indeterminado três eventos que estavam previamente marcados para 21 de março, 28 de março e 11 de abril.


Motociclismo

O World Superbike adiou GP da Espanha de março para outubro. E o GP das Américas da MotoGP, que seria no dia 5 de abril, é adiado para 15 de novembro.

 

Natação

Troféu Maria Lenk foi adiada: Etiene Medeiros é o principal nome da natação brasileira feminina
Igo Bione / EtieneMedeiros.com

O Troféu Brasil/Troféu Maria Lenk, que servirá como seletiva olímpica da natação brasileira para Tóquio-2020, seria realizada de 20 a 25 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Apesar de a Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA) ter comunicado inicialmente que a competição seria realizada com portões fechados, a entidade depois decidiu adiá-la para 22 a 27 de junho.

O Campeonato Sul-Americano de Natação, na Argentina, em março, foi cancelado.


Tênis

O tradicional Roland Garros, na França, adiou o calendário em 2020. O torneio, que sempre começa no fim de maio, no ano da ebulição do novo coronavírus será disputado de 20 de setembro a 4 de outubro.

A Associação de Tênis Feminino, da sigla WTA (de Women’s Tennis Association, em inglês), seguiu a conduta da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e suspendeu os torneios até 2 de maio. Entre as disputas masculinas, os torneios de Indian Wells e Miami, os dois nos Estados Unidos, já estavam cancelados. Em 16 de março, o tênis feminino também se rendeu à precaução em relação ao novo coronavírus e suspendeu os torneios em Charleston (EUA), Bogotá (Colômbia), Istambul (Turquia), Stuttgart (Alemanha) e Praga (República Tcheca).


Tênis de mesa

O Open do Japão, do ITTF World Tour, foi adiado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Tiro com arco

A Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco) suspendeu todas as competições até o dia 20 de abril, seguindo medida semelhante à adotada pela Federação Mundial de Tiro da modalidade (WA).

Internacionalmente, os torneios estão suspensos até 30 de abril, o que inclui: os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de tiro com arco, que seriam disputados entre 22 e 30 de março em Monterrey, no México, e serviriam como classificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Vôlei

As Superligas A e B, que estão nas quartas de final, foram suspensas | João Neto/Fotojump

Todos os jogos das Superligas Feminina e Masculina foram suspensos por 15 dias, a partir de segunda-feira (16/3), até que uma nova avaliação seja feita de acordo com a recomendação dos órgãos responsáveis.

As disputas femininas entrariam nas quartas de final no sábado (14/3), com os seguintes duelos: Itambé/Minas x São Paulo/Barueri e Curitiba Vôlei x Dentil Praia Clube. Mas as equipes decidiram não entrar em quadra por conta do coronavírus.

A Superliga B Feminina e Masculina também entrariam nos playoffs. Elas seguem a mesma diretriz e estão suspensas até segunda ordem.

A Liga das Nações, com etapas em vários países, incluindo três cidades do Brasil, a partir de maio, foi adiada para depois das Olimpíadas de Tóquio-2020.

 

Jogos Olímpicos de Tóquio

O vice-presidente do Comitê Olímpico do Japão e atual presidente da Associação de Futebol do Japão (JFA), Kozo Tashima, testou positivo para o coronavírus, o que pode dar força ao adiamento dos Jogos de Tóquio 2020. Até o momento, porém, os organizadores dizem que o evento está mantido nas datas previstas, com a cerimônia de abertura marcada para 24 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*