França-x-Brasil-comunidade
bra x fran Pier Giavelli/BPA Agency

Brasil enfrenta torcida e entrosamento francês nas oitavas da Copa

Publicado em Futebol

Le Havre (França) — Jogo coletivo contra destaques individuais. É assim que promete ser o confronto entre França e Brasil pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina no domingo (23/6), às 16h (de Brasília), em Le Havre, na França. Enquanto a Seleção de Marta e Cristiane estão distribuídas por clubes de nove países diferentes, praticamente todo elenco francês joga no próprio país.  

As donas da casa, além de terem o apoio massivo da torcida, vão a campo contra o Brasil com um arsenal formado pela base do clube que levantou a taça da Liga dos Campeões da Europa pela sexta vez neste ano: o Lyon. Sete jogadoras da equipe mais vitoriosa da Europa atuam na seleção francesa — todas elas como titulares.

Ao todo, a França conta com 21 convocadas que jogam dentro do próprio país. As excessões são Alissatou Tounikara, do espanhol Atlético de Madrid, e de Pauline Petraud-Magnin, do inglês Arsenal. O entrosamento preocupa o técnico da Seleção Brasileira. “O que a França tem de muito bom é o conjunto, além da qualidade individual e de ótima técnica”, avalia Vadão.

Candidata ao título da Copa, França conta com base do Lyon na seleção | Valery Hache/AFP

O treinador brasileiro comanda uma seleção com apenas seis atletas de clubes brasileiros. Do time titular do Brasil, só a goleira Bárbara e a zagueira Mônica atuam juntas, no Corinthians. A goleira reserva Letícia também defende o alvinegro paulista. Ao todo, o elenco tem jogadoras que atuam em nove países diferentes: no futebol brasileiro, italiano, alemão, espanhol, norte-americano, dinamarquês, coreano, português e francês. 

Brasileiras no futebol francês

Formiga voltou a treinar com o grupo na véspera do jogo contra a França | Lucas Figueiredo/CBF

Das brasileiras que conhecem bem o futebol adversário, estão Kathellen, do Girondins Bordeaux, e Daiane e Formiga, ambas do Paris Saint-Germain. A volta da jogadora mais experiente de todo o Mundial, por sinal, não foi cravada por Vadão. Mas Formiga voltou a treinar com o grupo na véspera do jogo. “Na sexta, a Formiga só fez um leve trote. A gente espera que possa contar com ela no jogo. Todos os esforços foram feitos”, avisou.

Formiga foi substituída no intervalo do jogo contra a Austrália por causa de uma torção no tornozelo esquerdo e ficou fora na partida seguinte, diante da Itália, por suspensão. Caso se confirme, o retorno da meia dará segurança ao que as francesas apontam como o ponto a ser explorado no time brasileiro: a defesa. Na sétima participação da meia do PSG em Copas do Mundo, Formiga é fundamental na cobertura da zaga brasileira.

A derrota para a Austrália de virada após abrir 2 x 0 de vantagem é usada pela mídia francesa como evidência da inconstância da defesa brasileira. Foram muitas as mudanças no setor defensivo brasileiro em função de lesões antes do Mundial. Só na preparação para o torneio foram cortadas as zagueiros Fabiana e Érika. Poliana e Daiane as substituíram. Já o poder ofensivo do Brasil, com destaque para Marta e Cristiane, é o que preocupa os franceses.

Histórico entre França e Brasil 

O Brasil, que vinha de nove derrotas seguidas antes do Mundial, afastou o fantasma com a goleada diante da Jamaica e jogos equilibrados contra Austrália e Itália. Durante a Copa, o Brasil marcou seis gols e sofreu dois.

Já a França balançou as redes sete vezes e levou apenas um gol nas três vitórias conquistadas na primeira fase, confirmando o favoritismo que construiu antes mesmo da competição começar. Nos últimos 17 jogos, a seleção francesa perdeu apenas um.

No histórico entre Brasil e França, a equipe europeia traz melhores lembranças: foram três vitórias para a França e quatro empates. A única vez que se encontraram em uma competição oficial foi na Copa do Mundo de 2003, quando empataram por 1 x 1. O resultado  eliminou as francesas ainda na fase de grupos e classificou o Brasil em primeiro da Chave.

Confrontos das oitavas ( horários de Brasilia)

> Sábado (22/6)
Alemanha 3 x 0 Nigéria
Grenoble

Noruega (4) 1 x 1 (1) Austrália
Nice

> Domingo (23/6)
Inglaterra x Camarões
12h30 – Valenciennes

França x Brasil
16h – Le Havre

> Segunda-feira (24/6)
Espanha x Estados Unidos
13h – Reims

Suécia x Canadá
16h – Paris

> Terça-feira (25/6)
Itália x China
13h – Montpellier

Holanda x Japão
16h – Rennes

Por Maíra Nunes — Enviada especial

Patrocínio: Colégio Moraes Rêgo
Apoio: 
Casa de Viagens e Bancorbrás – Agência de Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*