Seleção Brasileira perde nos pênaltis para o Canadá, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Brasil x Canada Blog Sam Robles/CBF

Futebol feminino: Brasil é eliminado das Olimpíadas pelo Canadá nos pênaltis

Publicado em Futebol, Olimpíadas

Havia um duelo particular pela artilharia geral do futebol nas Olimpíadas nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Marta, com 13 gols, e Christine Sinclair, com 12, tinham a chance de chegar na marca de Cristiane, que tem 14. Mas a vaga na semifinal foi decidida nos pênaltis, após um empate sem gols, nesta sexta-feira (30/7), em Miyagi (Japão). Bárbara até defendeu a cobrança de Sinclair, mas a goleira canadense Labbé pegou duas vezes, eliminando a equipe verde-amarela.

Após um primeiro tempo bastante estudado, o jogo ganhou emoção no segundo tempo. O Canadá parou no travessão em cabeçada de Gilles, enquanto a melhor chance do Brasil com Debinha foi abafada pela goleira Labbé. Com o placar zerado no tempo regulamentar e na prorrogação, a definição ficou para os pênaltis. Assim como na última edição olímpica, quando a Seleção Brasileira perdeu a medalha de bronze na Rio-2016 para o Canadá, a equipe norte-americana voltou a ser carrasca brasileira em Tóquio. 

Primeiro tempo estudado

O Brasil começou tentando impor-se no jogo e conseguiu ter mais posse de bola no setor ofensivo nos primeiros 20 minutos. A primeira chance criada pelas brasileiras foi em jogada trabalhada entre Tamires e Marta, que terminou com uma finalização perigosa da lateral, mas que saiu por cima do gol da goleira Labbé. 

O Canadá explorou as costas da lateral esquerda da linha de defesa brasileira. Aos 20 minutos, Lawrence foi lançada pela direita com espaço para avançar e cruzar para Sinclair. A atacante canadense que disputa artilharia geral das Olimpíadas com Marta, desta vez, dominou mal e a bola sobrou com tranquilidade para a goleira Bárbara. Aos 28, foi a jovem Beckie quem foi lançada nas costas da Tamires. Ela chutou rasteiro, à direita do gol.

A seleção canadense passou a assumir o meio campo, dificultando muito a transição brasileira para chegar ao ataque.O Brasil respondeu apenas aos 32 minutos, quando Formiga encontrou Duda pelo lado direito da área em velocidade. Chapman deu um carrinho para tirar a bola e a árbitra Stephanie Frappart marcou pênalti no primeiro momento. Mas a marcação foi anulada após revisão no VAR (árbitro de vídeo).

O lance acordou o Brasil, que teve a melhor chance com Debinha. Ao pressionar a saída de bola canadense, a brasileira interceptou o passe da zagueira Gilles e avançou sozinha contra Labbé, mas a goleira cresceu em cima para cima da dona da camisa 9 do Brasil e conseguiu desviar o chute da Debinha. 

Segundo tempo aberto

O jogo ganhou emoção no segundo tempo. Aos 13, o Canadá acertou o travessão da Bárbara. Em bola levantada na área, Gilles ganhou a disputa da Bruna Benites e cabeceou com muito perigo. Apesar do lance, o Brasil voltou do intervalo com mais volume ofensivo, com mais movimentação e criatividade. Ludmila entrou no lugar de Bia Zaneratto, aumentando a velocidade do ataque brasileiro, e Angelina assumiu a posição da Formiga no meio campo.  

Nos últimos 10 minutos do tempo regulamentar, os times começaram a sentir o desgaste físico. Aos 39, Ludmila avançou em velocidade pela direita com espaço, mas o cruzamento ficou muito forte para Debinha. A resposta foi imediata, com lançamento que encontrou Rose livre na área. A jogadora canadense perdeu tempo no domínio, possibilitando a recomposição da Érika, que abafou a finalização.

 

Emoção de sobra no fim

Sem gols também na prorrogação, a disputa foi para os pênaltis. Bárbara pegou a primeira cobrança, de Sinclair. Marta converteu para o Brasil. Na sequência, marcaram: Fleming e Debinha, Lawrence, Érika e Leon. Pelo Brasil, Andressa Alves parou na defesa da da Labbé. Gilles deixou o Canadá na frente. E a goleira canadense voltou a brilhar, quando também pegou a cobrança de Rafaelle.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*