rebeca-andrade-ginasta
Rebeca Andrade Ricardo Bufolin/CBG

Sem Flavinha, veja as apostas da ginástica brasileira feminina no Mundial

Publicado em Ginástica artística

A principal competição da ginástica artística do ano conheceu os nomes dos atletas que vão representar o Brasil. Rebeca Andrade e Thais Fidelis serão as competidoras do país na categoria feminina do Mundial da modalidade, em Montreal, no Canadá, de 2 a 8 de outubro. E Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano, Caio Souza e Francisco Barretto, na masculina. A competição, que este ano só terá a disputa por aparelhos e all around (generalista), já conta com o novo código de pontuação estabelecido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).

rebeca-andrade-ginástica
Rebeca nas Olimpíadas do Rio / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade mostrou ser uma revelação da nova remessa de ginastas brasileiras quando foi campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística com apenas 13 anos. Neste ano, aos 18, conquistou a primeira medalha de ouro dela em etapas da Copa do Mundo. Em maio, a paulista de Guarulhos venceu a prova de salto da etapa da Copa do Mundo da Eslovênia, com a média de 14,600 pontos — à frente da húngara Boglarka Devai, com 14,150, e da eslovena Taja Belak, 14,025.

Essa pontuação é uma das melhores de toda a temporada e a credencia a chegar forte na disputa por pódio no Mundial. Em 2016, Rebeca foi finalista dos Jogos Olímpicos. Um ano antes, a necessidade de uma cirurgia no joelho a tirou do Mundial e quase que a história se repete em 2017, desta vez, por conta de uma lesão no pé. Mas Rebeca se recuperou a tempo para disputar o primeiro mundial da carreira.

thais-fidelis-ginastica
Thais é aposta para Olimpíadas de 2020/ Ricardo Bufolin/CBG

Já Thais Fidelis, de 16 anos, é uma aposta do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos de Tóquio-2020 — tanto que participou do Projeto Vivência Olímpica no Rio de Janeiro, que pretendia deixar as promessas brasileiras mais familiarizadas com o ambiente olímpico. Thais, que diz ter se inspirado em Daiane dos Santos para se tornar ginasta, foi campeã por cinco vezes do Campeonato Brasileiro Juvenil e também se destacou no Pan-Americano Juvenil.

“Esses são os ginastas que hoje têm mais possibilidade de chegar a uma final no Mundial. Por todos os resultados ao longo do processo, foi entendido que eles podem buscar o maior número de finais e com possibilidade de medalhas para o Brasil”, explicou o coordenador de ginástica artística da CBG, Marcos Goto.

Enquanto não chega o Mundial…

Brasil disputa etapa da Copa do Mundo em Varna, na Bulgária

Neste fim de semana (2 e 3/9), são disputadas as finais da etapa de Varna, na Bulgária, da Copa do Mundo de ginástica artística. E, na sexta-feira (1/9), os brasileiros garantiram vaga para as finais em todos os aparelhos. Rebeca Andrade e Thais Fidelis estão na briga, que já serve como aquecimento para o Mundial em outubro. As duas competem nas barras assimétricas; Rebeca ainda participa do salto e Thais, da trave e do solo. Além das duas ginastas com passaporte carimbado para o Mundial, Daniele Hypólito integra a equipe feminina na etapa da Copa do Mundo no salto, na trave e no solo.

Entre os homens, o Brasil não conta com Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres-2012 e vice-campeão na Rio-2016, nesta etapa da Copa do Mundo. Os outros três ginastas confirmados para o Mundial estão na Bulgária para a etapa deste fim de semana: Arthur Nory (no solo, salto e barra fixa), Caio Souza (nas argolas, paralelas e na barra fixa), Francisco Barretto (no cavalo e nas paralelas). Lucas Bittencourt (que disputa solo, cavalo e argolas) completa o quarteto da equipe brasileira masculina na etapa da Copa do Mundo. Lucas, porém, não foi convocado para o Mundial.

Programação – Copa da Bulgária

Sábado (2/9)

07h às 07h35 – finais: solo masculino
07h49 às 08h26 – finais: salto feminino
08h40 às 09h15 – finais: cavalo masculino
09h29 às 10h07 – finais: barras assimétricas feminino
10h21 às 10h56 – finais: argolas masculino

Domingo (3/9)

07h às 07h35 – finais: salto masculino
07h49 às 08h26 – finais: trave feminino
08h40 às 09h15 – finais: barras paralelas masculino
09h29 às 10h07 – finais: solo feminino
10h21 às 10h56 – finais: barra fixa masculino

*Horários de Brasília

Desfalques

As frustrações, tanto no Mundial quanto na etapa da Copa do Mundo, ficam por conta das ausências de dois atletas que foram sensação nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A pequena Flávia Saraiva e o medalhista olímpico de prata Diego Hypolito ficaram de fora da convocação por causa de lesões nas costas. Aos 17 anos, Flavinha, como é conhecida, é tida como uma joia da ginástica brasileira. Ela fez a estreia dela em Olimpíadas nos Jogos do Rio, e ganhou tanto a torcida brasileira como os adversários com seu carisma.

flavia-saraiva-ginastica
Flavinha Saraiva foi sensação das Olimpíadas do Rio, estreia olímpica dela

Flavinha conquistou o 5°lugar na trave e um 8° na competição por equipes das Olimpíadas. Além da saudação do público, Flavinha ganhou elogio de Simone Biles — ginasta norte-americana que abocanhou cinco medalhas nos Jogos do Rio, sendo quatro delas de ouro. Simone Biles disse que a brasileira merecia a medalha olímpica de bronze na trave que ela havia ganhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*