Ana Marcela Editado Twitter

Lembre os 10 pódios (e cores de cabelo) da maior medalhista mundial da maratona aquática

Publicado em maratona aquática

Ana Marcela Cunha começou a trajetória na maratona aquática cedo. Aos 14 anos, disputou o primeiro Mundial de Esportes Aquáticos dela. Nele, a brasileira não subiu ao pódio, mas acumulou experiência para se tornar a maior medalhista da história da maratona aquática em Mundiais aos 27 anos. Nesta semana, a baiana de Salvador conquistou o ouro nos 5km do Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, ultrapassando a holandesa Edith Van Dijk (com nove) na somatória de medalhas em Mundiais.

Como são muitos pódios, o Elas no Ataque relembra as 10 vezes que Ana Marcela pendurou a medalha mundial no pescoço, deixando o Brasil em destaque no esporte. Veja as conquistas e as cores do cabelo da campeã mundial em cada uma delas: 

 

Ouro nos 5km no Mundial de Gwangju-2019

Apenas 1 segundo à frente da francesa Aurelie Muller garantiu o ouro à Ana Marcela Cunha nos 5km do Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju-2019. O sprint nos últimos metros da prova foram decisivos para que a brasileira garantisse o lugar mais alto do pódio com o tempo de 57min56s, chegando a quatro ouros mundiais na carreira, que ainda tem duas pratas e quatro bronzes no torneio.

“Estou muito feliz, nunca imaginei isso, eu só queria ganhar, poder dar meu melhor. Dez medalhas, eu me sinto normal, continuo sendo a mesma Ana Marcela que disputou o primeiro Mundial, lá em 2006, com 14 anos. É um currículo e tanto, é um orgulho, mas nada altera minha cabeça”

Ana Marcela Cunha é a maior medalhista da maratona aquática do Mundial de Esportes Aquáticos
Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br


Ouro nos 25km no Mundial de Budapeste-2017

A baiana conquistou o tricampeonato mundial dos 25km com o cabelo completamente rosa. Em uma arrancada no último quilômetro da maratona aquática, quando ultrapassou a holandesa Sharon Van Rouwendaal (prata) e a italiana Arianna Bridi (bronze). Aos 25 anos, Ana Marcela terminou a prova em 5h21min58s.

Gold medalist Brazil's Ana Marcela Cunha celebrates her victory on the podium after the women's 25 km open water swimming event at the 2017 FINA World Championships in Balatonfured on July 21, 2017
Atila Kisbenedek/AFP

Bronze nos 10km no Mundial de Budapeste-2017

No lago de Balaton, próximo à da Hungria, a baiana dividiu a medalha de bronze com a italiana Arianna Bridi, com o tempo de 2h00m17s20. A vencedora foi a francesa Aurelie Muller (2h0m13s70) seguida pela equatoriana Samantha Arrevalo. A conquista foi especial por ter ocorrido nove meses depois de uma delicada cirurgia em que a atleta retirou do baço. 

“Me senti um pouco cansada no meio da prova, mas depois da alimentação me senti mais forte e com força para brigar nos últimos metros. Olhei pra frente e vi que a campeã olímpica tava ali e pensei: ‘tenho que ir com ela’

Bronze nos 5km no Mundial de Budapeste-2017

Três dias depois de conquistar medalha na prova dos 10km, Ana Marcela Cunha voltou a ganhar a medalha de bronze no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, desta vez, na prova de 5 km, com o tempo de 59min11s40. Para subir ao pódio, a baiana superou na batida de mão a holandesa Sharon van Rouwendaal, que foi ouro na maratona aquática de 10 km nas Olimpíadas do Rio-2016. A americana Ashley Twichell ficou com o ouro, com 59min07s.

 

Ouro nos 25km no Mundial de Kazan-2015

Aos 23 anos, Ana Marcela foi com as laterais do cabelo pintado de roxo para o Mundial de Kazan-2015, na Rússia. Com o visual, ela levou a melhor sobre a húngara Anna Olasz, que ficou com a prata com 26 segundos de diferença, conquistando o bicampeonato nos 25km com o tempo de 5h13m27s. O ouro fechou a conta de três medalhas abocanhadas por ela naquela edição e foi o alívio após ter ficado fora das Olimpíadas de Londres, em 2012.

“Esse ano, viemos mais preocupados em pegar a vaga olímpica, mas a gente sabia que se eu nadasse bem os 10km e ganhasse da Poli (Poliana Okimoto) nadaria a prova por equipe. E nos 25km, entrei com outra cabeça, outro pensamento, para buscar a medalha. A gente está muito feliz por ter concretizado isso, não tenho nem palavras”

Prata nos 5km por equipe em Kazan-2015

Ainda em 2015, Ana Marcela comemorou a medalha de prata na prova de 5 km por equipes. Ao lado da baiana, Allan do Carmo e Diogo Vilarinho formaram o trio brasileiro que terminou a prova em segundo lugar, empatado com o time da Holanda, com o mesmo tempo de 55min50s6. Os atletas viveram momentos de ansiedade até a confirmação do resultado, já que o chip da equipe brasileira deu um problema e atrasou um pouco para exibir a classificação no telão. A Alemanha foi a campeã, com 55min31s2.

 

Bronze nos 10km no Mundial de Kazan-2015

A conquista do bronze de Ana Marcela na maratona aquática dos 5 km foi a primeira medalha conquistada pelo Brasil no Mundial de Kazan-2015. A brasileira fez o terceiro com o tempo de 1h58m26s, atrás da holandesa Sharon von Roudenwaal, até então campeã da Europa (prata) e da francesa Aurelie Muller (ouro).

 

Prata nos 10km no Mundial de Barcelona-2013 

Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha conquistaram uma dobradinha inédita, com ouro e prata, respectivamente. A disputa pela ponta foi emocionante, com direito a chegada decidida na batida de mão na placa. Ana Marcela ficou em segundo lugar, com 1h58m19s5, apenas três décimos a menos que Poliana. As duas já tinham subido ao pódio na prova dos 5km no mesmo mundial.

Poliana Okimoto (esq) e Ana Marcela (dir): dobradinha brasileira no pódio nos 5km e nos 10km no Mundial de 2013

 

Bronze nos 5km no Mundial de Barcelona-2013 

No Mundial de Barcelona-2013, na Espanha, o Brasil fez a primeira dobradinha brasileira no pódio da prova de 5km. Agora aos 21 anos, Ana Marcela Cunha chegou na metade do percurso na 12ª posição e se recuperou na parte final da prova, terminando na terceira colocação com o tempo de 56m44s7. Poliana Okimoto ficou com a prata, com 56m34s4.

“Era a prova mais difícil que eu tinha na competição. Imaginava que seria a minha pior colocação, porque não consigo imprimir um ritmo bom desde o início. Estou muito surpresa com a medalha. Quando vi a grega (Mariana Lymperta) crescendo do meu lado, aí é que bateu uma aflição maior, mas consegui”


Ouro nos 25km no Mundial de Xangai-2011

A primeira medalha em Mundiais de Esportes Aquáticos já foi de ouro — e com cabelo pintado! Ana Marcela Cunha tinha apenas 19 anos quando venceu a prova dos 25 km, com o tempo de 5h29m22s, em Xangai, na China. A prova contou inclusive com polêmicas sobre a temperatura da água, que estaria 32ºC, um grau acima do permitido. 

“Eu fui a zebra, estou muito feliz agora (exceto) pela dor, porque está tudo doendo, mas depois de conquistar a medalha, a gente até esquece um pouco”, disse a atleta, logo após a conquista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*