Jogadoras-futebol feminino
montagem mulheres AFP/Franck Fife/Francisco Leong/Elsa/Giuseppe Cacace/

Quatro brasileiras estão na lista das 100 melhores jogadoras de 2018 do The Guardian

Publicado em Futebol

Depois de conhecer as donas do prêmio Bola de Ouro, da revista especializada francesa ‘France Football’, e do prêmio de Fifa, que elegem as melhores jogadoras de futebol do mundo, o jornal britânico The Guardian publicou na última sexta-feira (7/12) uma lista das 100 melhores atletas da modalidade de 2018. Das 100 jogadoras escolhidas, apenas quatro são brasileiras.

Marta, Debinha, Cristiane e Formiga aparecem na lista produzida por 72 juízes de 30 países. Em 14º lugar, Marta é a brasileira melhor colocada. Ano passado, a atacante do Orlando Pride ficou em quarto lugar na lista publicada pelo jornal. Em 2018, Marta teve alguns momentos de destaque.

Em setembro, ela ganhou o prêmio que elege a melhor jogadora da temporada entregue pela Fifa pela sexta vez e se tornou a maior vencedora da história da premiação. A atacante de 32 anos competia com Ada Hegerberg e Dzsenifer Marozsan, que estão na frente dela na lista publicada.

A principal conquista da brasileira dentro do campo foi o título da Copa América 2018. Marta usou a braçadeira de capitã e liderou o Brasil na caminhada invicta até o título. No entanto, ela só marcou um gol na competição.

Cristiane, Formiga e Debinha também estiveram presentes na conquista da Copa América. Aos 27 anos, Debinha é a mais nova entre as brasileiras e faz sua estreia na lista. No ano passado, ela não figurou entre as 100 melhores atletas da modalidade, mas este ano foi considerada a 50ª melhor jogadora de 2018.

Enquanto isso, Formiga é a mais velha das compatriotas na lista. A jogadora do PSG  aparece novamente na publicação em 70ª lugar, no entanto, caiu de posição. Em 2017, a veterana da Seleção Brasileira apareceu em 49º lugar. Apesar de não ter sido regular no time do PSG em 2018, o The Guardian ressaltou o desempenho de alto nível da jogadora de 40 anos.

Americanas dominam lista

A lista é encabeçada pela dinamarquesa Pernille Harder, jogadora do Wolfsburg, que foi vice-campeã da Liga dos Campeões feminina. Em segundo lugar está a australiana Sam Kerr e em terceiro a norueguesa Ada Hegerberg, dona do prêmio Bola de Ouro, entregue pela revista especializada francesa ‘France Football’.

No entanto, são os Estados Unidos quem tem mais atletas na lista das 100 melhores jogadoras. Ao todo, 16 americanas foram citadas. A melhor colocada é a atacante Alex Morgan, companheira de time de Marta no Orlando Pride.

A liga que tem mais jogadoras na lista também é a dos Estados Unidos. A National Women’s Soccer League (NWSL) tem 22 jogadoras citadas na publicação do jornal Britânico. Em segundo lugar, está a liga francesa, com 21 atletas, e em terceiro, o campeonato alemão, com 18 jogadoras.

Curiosidades da lista

One thought on “Quatro brasileiras estão na lista das 100 melhores jogadoras de 2018 do The Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*