53468813004_75639c905d_o-34318768 Ricardo Stuckert / PR

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Publicado em Sem categoria

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia” é uma cópia do programa Poupança-Escola que surgiu originalmente no Distrito Federal no governo de Cristovam Buarque, entre 1995 e 1998. O benefício é um incentivo para a assiduidade escolar de estudantes de baixa renda, no Ensino Médio, além de criar condições para que os estudantes possam concluir os estudos. O governo federal ainda vai definir os valores do auxílio. Quando foi ministro da Educação, Cristovam tentou emplacar o benefício nacionalmente, mas não conseguiu. Por que agora deu certo? “Porque José Dirceu não é mais ministro da Casa Civil”, diz Cristovam. Os dois trombaram no primeiro mandato de Lula.

Flavia se casa com banqueiro

A ex-deputada e ex-ministra do governo Bolsonaro Flávia Peres (ex-Arruda) vai se casar no próximo sábado com o banqueiro Augusto Lima, sócio baiano do banco Master. A cerimônia será na Ilha dos Frades, em Salvador, com poucos convidados: família e amigos mais chegados. No dia seguinte, a festa continua para comemoração do aniversário de Flávia.

Uma flechada no coração

Por falar em amor… Viúvo há quase três anos, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), líder da bancada da bala, foi atingido no coração e vai se casar novamente neste ano. Ele está apaixonado e noivo da empresária Lídia Lira, dona de um big frigorífico em Tocantins, que abate mais de duas mil cabeças de boi por dia. O casal ainda não marcou a data do casório, mas será em breve. Fraga já desfila de aliança. Agora tem um bom motivo para integrar a bancada ruralista.

Camuflado

O ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF Eric Seba tem se dedicado muito à atividade na sua fazenda. Quase não aparece na cidade. Deixou o cabelo e a barba crescerem e está irreconhecível. Mas garante que em 2024 será diferente. Vai passar mais em Brasília.

Equipe de confiança

A comandante-geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Barros Habka, conquistou uma prerrogativa que antecessores, como o ex-comandante-geral Fábio Augusto Vieira não teve: montar a própria equipe. Aos poucos, sem passar por cima de ninguém.

Menos uma mulher

A ministra Assusete Magalhães do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se aposentou nesta semana, reduzindo o espaço feminino na corte que forma a jurisprudência do país. Mineira do Serro, a magistrada foi nomeada para o STJ pela presidente Dilma Rousseff, em 2012. Abre-se uma vaga da Justiça Federal. A ministra deixa o STJ na aposentadoria compulsória porque completa 75 anos amanhã. Dos 33 ministros do STJ, agora há apenas cinco mulheres. Duas cadeiras precisam ser preenchidas.

Siga o dinheiro

R$ 361.813.303,00 foi o montante arrecadado em 2023 pelo DER e Detran do Distrito Federal em multas. Houve um aumento de 19,3% em relação ao ano anterior.

A pergunta que não quer calar

O presidente Lula não teve agendas em 2023 em cinco estados — Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Alagoas e Minas Gerais —, segundo a GloboNews. Se a sede do poder não fosse em Brasília, o presidente Lula teria vindo ao Distrito Federal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*