Espaço político para Flávia Arruda no Entorno

Compartilhe

Coluna Eixo Capita, por Ana Maria Campos

A ex-deputada Flávia Arruda esteve, nesta semana, na posse da nova secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, cargo do governo de Goiás. Foi uma indicação da ex-ministra do governo Bolsonaro e um espaço político que o governador Ronaldo Caiado (União) lhe concedeu. Maria Caroline Fleury de Lima, a titular da pasta, foi secretária especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo da Presidência da República na gestão de Flávia Arruda. Ela vai despachar em gabinete, em Brasília.

Disputa aberta

Começaram ontem (8/3) e vão até a próxima segunda-feira (13/3) as inscrições para a disputa à vaga do quinto constitucional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Os seis mais votados pelos colegas serão submetidos ao crivo dos desembargadores e, em seguida, uma lista tríplice será encaminhada ao presidente Lula. No primeiro dia, apenas o procurador Mauricio Miranda, que atuou durante muitos anos no Tribunal do Júri de Brasília, se inscreveu.

Comemoração com arte
O Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, será celebrado com arte na Câmara Legislativa. Será aberta, em 14 de março, no Espaço Cultural Athos Bulcão da Casa, a exposição Universos de Augusto Corrêa. O artista plástico é um jovem candango de 22 anos, com down, cheio de talentos. É mergulhador, toca violão, faixa preta de judô, pintor de quadros e de moda em seda. Com a curadoria do designer Celso Júnior, a exposição ficará na Câmara até 23 de março.

Volta de 360º
Está encaminhada e avançada a negociação entre as direções do PDT e do PSB para formação de uma federação. Se der certo, os partidos caminharão juntos por, pelo menos, quatro anos. Em 2026, as legendas terão candidaturas majoritárias únicas. Será época da renovação do mandato da senadora Leila Barros (PDT), que se elegeu pelo PSB e deixou o partido. Vai disputar a próxima eleição na origem.

Leila vai presidir Comissão do Meio Ambiente do Senado
A senadora Leila Barros (PDT-DF) foi eleita presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado. A definição ocorreu por meio de um acordo político que envolveu todas as comissões permanentes. Na vice-presidência, foi confirmado o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Os dois senadores ficarão na função pelos próximos dois anos.

Cota para vítimas de violência doméstica
Projeto em tramitação na Câmara Legislativa prevê reserva de vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar nos editais de contratação de empresas com o poder público do DF. A proposta, do deputado Fábio Félix (PSol), prevê que a empresa com cem ou mais empregados estará obrigada a preencher o mínimo de 2% a 5% dos seus cargos com mulheres vítimas de violência doméstica.

Mandarim no DF
Antes mesmo da ida já programada do presidente Lula à China, os centros interescolares de línguas do Distrito Federal programam ter aulas de mandarim. Falar mandarim, atualmente, significa oportunidade de bom emprego. Nesse sentido, a Secretaria de Educação do DF firmou parcerias com a Embaixada de Taiwan e, sem custo nenhum para o GDF, o embaixador Diego Wen convidou duas representantes de Brasília para participarem de um curso Fu Shin Kaz, em Taipé, de 12 a 25 de março. As professoras Ana Claudia Veloso e Maria das Graças de Paula Machado participarão do encontro, que envolve gestores de Educação e Cultura de outros países que têm relação diplomática com Taiwan.

Presidente do TRE-DF participa de homenagem a Pacheco
O presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, participou da solenidade de condecoração do TSE ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A cerimônia, na noite de terça-feira, da outorga da medalha do mérito eleitoral Assis Brasil, foi acompanhada pelas principais autoridades da República: o presidente Lula, o vice, Geraldo Alckmin, e ministros do STF. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, parabenizou o senador por sua atuação na defesa do Estado Democrático de Direito.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás