Passado o carnaval, o ano político começa com temas controversos no DF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O ano de 2023 começa hoje no mundo político. Passados o carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, agora o ano terá início com temas controversos a serem definidos: o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), os rumos da CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa, a prisão preventiva do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Anderson Torres, a discussão e votação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e as medidas para combate ao feminicídio. Serão dias, semanas e meses de muitas notícias.

Festa para todas as gerações

O conflito entre moradores das quadras e os foliões se repete todos os anos no carnaval. Foi assim em 2023, especialmente nos blocos que reuniram carnavalescos na frente do Infinu, na 506 Sul, na última terça-feira. Mas o público de todas as gerações — crianças, jovens e idosos — se divertiu no local. E, ao contrário do divulgado ontem, o DF Legal não acabou com a festa. Os blocos foram para outro local para não prejudicar os moradores à noite.

Na centenária Portela
O jornalista Moacyr Oliveira Filho, o Moa, ex-presidente da ARUC e presidente do Consulado da Portela no DF, esteve, pelo 30° ano consecutivo, na Sapucaí, desfilando na Portela, no ano do centenário da Majestade do Samba. Para comemorar, ganhou de presente do Seu Mirinho, sócio mais antigo da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira, uma camisa da Velha Guarda. “Em 30 anos de Portela, esse foi o meu maior troféu”, comemora Moa.

Parque Ana Lídia passa por reforma
Os 29 brinquedos do Parque Ana Lídia passam por manutenção, com serviços que envolvem serralheria e pintura. Os trabalhos no playground mais famoso de Brasília começaram na quarta-feira passada. A obra vai custar R$ 30 mil. Três brinquedos já foram reformados. Agora, uma equipe trabalha na recuperação de outros seis equipamentos. “São serralheiros e pintores, profissionais que consertam pequenos defeitos e acabam com qualquer sinal de ferrugem das atrações”, conta o administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno. Além do tradicional foguete, o playground oferece balanços, escorregadores e outros equipamentos, e duas atrações com acessibilidade para cadeirantes. O Parque da Cidade tem a previsão de ganhar cinco novos brinquedos, entre balanços, pula-pula e outros itens.

Dois autores, uma lei
A lei, de autoria do ex-deputado distrital Leandro Grass (PV), entrou em vigor e o Governo do Distrito Federal trocou a placa da ponte Costa e Silva para Ponte Honestino Guimarães. Mas o deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa, faz questão de mostrar que a ideia original é sua. É que lei de autoria do petista, de 2015, foi derrubada por força de uma ação da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), mas, no fim do ano passado, a CLDF promulgou uma nova lei, proposta por Grass, que foi vetada por Ibaneis Rocha (MDB). Agora está em vigor.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás