ibaneis_1200 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press

Passado o carnaval, o ano político começa com temas controversos no DF

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O ano de 2023 começa hoje no mundo político. Passados o carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, agora o ano terá início com temas controversos a serem definidos: o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), os rumos da CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa, a prisão preventiva do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Anderson Torres, a discussão e votação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e as medidas para combate ao feminicídio. Serão dias, semanas e meses de muitas notícias.

Festa para todas as gerações

O conflito entre moradores das quadras e os foliões se repete todos os anos no carnaval. Foi assim em 2023, especialmente nos blocos que reuniram carnavalescos na frente do Infinu, na 506 Sul, na última terça-feira. Mas o público de todas as gerações — crianças, jovens e idosos — se divertiu no local. E, ao contrário do divulgado ontem, o DF Legal não acabou com a festa. Os blocos foram para outro local para não prejudicar os moradores à noite.

Na centenária Portela
O jornalista Moacyr Oliveira Filho, o Moa, ex-presidente da ARUC e presidente do Consulado da Portela no DF, esteve, pelo 30° ano consecutivo, na Sapucaí, desfilando na Portela, no ano do centenário da Majestade do Samba. Para comemorar, ganhou de presente do Seu Mirinho, sócio mais antigo da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira, uma camisa da Velha Guarda. “Em 30 anos de Portela, esse foi o meu maior troféu”, comemora Moa.

Parque Ana Lídia passa por reforma
Os 29 brinquedos do Parque Ana Lídia passam por manutenção, com serviços que envolvem serralheria e pintura. Os trabalhos no playground mais famoso de Brasília começaram na quarta-feira passada. A obra vai custar R$ 30 mil. Três brinquedos já foram reformados. Agora, uma equipe trabalha na recuperação de outros seis equipamentos. “São serralheiros e pintores, profissionais que consertam pequenos defeitos e acabam com qualquer sinal de ferrugem das atrações”, conta o administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno. Além do tradicional foguete, o playground oferece balanços, escorregadores e outros equipamentos, e duas atrações com acessibilidade para cadeirantes. O Parque da Cidade tem a previsão de ganhar cinco novos brinquedos, entre balanços, pula-pula e outros itens.

Dois autores, uma lei
A lei, de autoria do ex-deputado distrital Leandro Grass (PV), entrou em vigor e o Governo do Distrito Federal trocou a placa da ponte Costa e Silva para Ponte Honestino Guimarães. Mas o deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa, faz questão de mostrar que a ideia original é sua. É que lei de autoria do petista, de 2015, foi derrubada por força de uma ação da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), mas, no fim do ano passado, a CLDF promulgou uma nova lei, proposta por Grass, que foi vetada por Ibaneis Rocha (MDB). Agora está em vigor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*