Minervino Júnior/CB Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Hermeto: “Não estamos aqui para fazer uma disputa entre a situação e a oposição e, sim, apontar os culpados e os financiadores dos atos antidemocráticos”

Publicado em Eixo Capital

À queima-roupa // Deputado distrital Hermeto (MDB), relator da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa

por Ana Maria Campos

O senhor é oriundo da Polícia Militar, tem base entre policiais. Acredita que terá isenção para relatar a CPI dos Atos Antidemocráticos?
Passei 30 anos na Polícia Militar e isso me qualifica ainda mais na relatoria da CPI por conhecer os processos internos da corporação. O relatório desenvolvido na CPI não será uma peça do relator. A CPI é uma investigação coletiva. O relatório será discutido e só se tornará o parecer, quando for aprovado pelos membros da CPI.

Policiais militares foram presos e estão sob suspeita de, no mínimo, omissão no dia 8 de janeiro. Como o senhor vê essas suspeitas?
Nosso foco na CPI será em individualizar as responsabilidades. A Corporação não pode pagar pelo erro individual de ninguém.

A PM sempre agiu com eficiência em manifestações. Como foi possível permitir uma violência tão grande com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes?
Tive a oportunidade de atuar em várias manifestações durante minha carreira na PMDF. A diferença entre diversas manifestações e os atos terroristas do dia 8 de janeiro é que havia criminosos mal-intencionados. Por isso, ninguém conseguiu contê-los. Ali tínhamos PMDF, Exército, Polícia Legislativa e Judiciária e mesmo assim tivemos a invasão e a depredação.

O senhor é do partido do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB). Também vai agir com isenção em relação à postura dele naquele dia?
Não estamos aqui para fazer uma disputa entre a situação e a oposição e sim apontar os culpados e os financiadores dos atos antidemocráticos, individualizando todas as responsabilidades.

O ex-interventor da segurança, Ricardo Cappelli, disse que o ex-comandante-geral da PM coronel Fábio Augusto Vieira perdeu a autoridade e não teve ordens atendidas de ampliar a tropa no dia das invasões. Acredita nisso? Por que teria ocorrido?
Ficou claro que algo deu errado. Não sei se foi isso que ocorreu e durante a CPI teremos a possibilidade de individualizar as responsabilidades de todos os envolvidos.

O senhor indicou algum subcomandante da PMDF?
Servi por 30 anos na PMDF e essa experiência e conhecimento me qualificam a entender seu funcionamento e seus servidores. É normal me consultarem se conheço pessoas e como avalio a capacidade técnica desses servidores.

Avalia que seu trabalho na CPI como relator será de grande responsabilidade?
Me somo a milhares de brasilienses e brasileiros que assistiram às cenas dos golpistas depredando nosso patrimônio com total reprovação. A população do DF tem meu compromisso de ir a fundo para apontar os culpados e os financiadores dos atos antidemocráticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*