À queima-roupa // Valter Casimiro, secretário de transporte
por Samanta Sallum
Qual ação será prioritária nos próximos quatro anos na sua pasta?
A prioridade, estabelecida pelo governador Ibaneis Rocha, é implantar o BRT Norte. O processo de expansão do Metrô também já está em curso, são projetos concomitantes. O governador também determinou que a gente agilize o processo para a construção da faixa exclusiva de ônibus que vem de Planaltina e encontra o Terminal da Asa Norte. No início do ano, a gente já quer iniciar o processo de contratação.
Será possível implantar tarifa zero no DF?
A Secretaria está fazendo estudos para avaliar a possibilidade de tarifa zero, mas ainda não chegamos a uma conclusão. Nos estados onde implantaram, o aumento da demanda foi muito expressivo. Então, isso precisa ser bem calculado para não ter um prejuízo maior para a população, de aumentar demais a demanda e não ter ônibus para atender.
Como está a situação da empresa São José? Única empresa que não cumpriu a cláusula contratual de concessão de renovação da frota?
Já estão sendo iniciados os processos de prorrogação. As empresas que não tiveram o cumprimento de seu contrato com a renovação da frota terão de sair do sistema. E será feita nova licitação, que está em análise pelo Tribunal de Contas. As que cumpriram o contrato e que demonstram, em estudos técnicos, a vantagem na prorrogação, terão as concessões estendidas por 10 anos.
Como a população pode denunciar ou apresentar reclamação sobre o serviço prestado pelas empresas de ônibus?
Hoje, a gente tem o canal de telefone 162, para aqueles passageiros que queiram fazer sugestões, reclamações, ou elogios sobre o serviço prestado pelas operadoras (do STPC/DF). O setor responsável faz a apuração e, caso detecte que o concessionário tenha falhado e prestado um serviço não condizente com o que está previsto no contrato, a empresa é punida.
E o VLT da W3 ainda vai sair?
Temos outros projetos importantes como instalar os abrigos de ônibus em todos os pontos de parada. Vamos chegar aos 100%. Também vamos nos empenhar para a implantação do VLT na W3, que vai ser um transporte de massa sobre trilhos atendendo tanto a Asa Sul, como a Asa Norte, e concluir os BRTs do Eixo Oeste, vindo de Taguatinga, do Eixo Sul, que liga o ParkWay ao TAS, e do Eixo Sudoeste entre Núcleo Bandeirante,
Recanto das Emas e Riacho Fundo.
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