Petistas vão discutir futuro da segurança com Ibaneis

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A volta do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para a Secretaria de Segurança Pública do DF tem sido tratada no meio político como uma possibilidade real. O governador Ibaneis Rocha (MDB) gosta de Anderson e tem um compromisso de campanha com o delegado da Polícia Federal que se tornou um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas é justamente essa proximidade o motivo do entrave. Entre petistas, o controle das forças de segurança nas mãos de um bolsonarista na capital do país é visto com preocupação. Apesar da confusão no centro de Brasília na noite de segunda-feira, a confiança dos aliados de Lula com o atual secretário de Segurança, Júlio Danilo, permanece. Tanto que ele participou de uma entrevista coletiva ao lado do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, que vai suceder Anderson Torres, e com o próximo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues. Nesta manhã, a pedido do deputado Chico Vigilante (PT), Ibaneis vai receber a bancada petista para uma conversa sobre o episódio de vandalismo e os riscos para a posse de Lula.

Compromisso com a democracia

A executiva regional do Cidadania aprovou a divulgação de uma nota em que cobra do governador uma demonstração clara de que não houve omissão ou conivência das forças de segurança locais com o vandalismo na área central de Brasília. “Não pode pairar nenhuma sombra de dúvida sobre o compromisso do governo local com a normalidade democrática”, afirmam na nota. O partido é presidido no DF pela deputada distrital eleita Paula Belmonte.

Alianças de adversários
No DF, uma aliança entre o PL e o PT vai garantir a vitória do emedebista Wellington Luiz na presidência da Câmara Legislativa. É a união dos partidos de Lula e Bolsonaro. Nada diferente do que vai ocorrer na Câmara dos Deputados, onde PL e PT vão apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a Presidência da Casa.

Matemática política
Na disputa pelo comando da Câmara Legislativa, os adversários de Wellington Luiz (MDB) contam 10 aliados. Wellington conta 15, 16, 17… E contando. Mas a Câmara só tem 24 deputados. A matemática não fecha.

Fechado
O deputado Daniel Donizet (PL) é tido como um voto a favor de Iolando (MDB) para a presidência da Câmara Legislativa. Mas ele disse à coluna que está fechado com o seu partido e vai votar como os demais distritais do PL. A presidente do partido, Flávia Arruda, anunciou apoio da bancada ao deputado Wellington Luiz (MDB).

Festa de Natal adiada
A confraternização de fim de ano da Polícia Civil do DF precisou ser adiada. É que o delegado-geral, Robson Cândido, testou positivo para covid e está se recuperando em casa. A festa seria nesta semana, mas foi adiada para a próxima terça-feira.

Emoção
O novo procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, tomou posse nessa segunda-feira em evento com a presença de várias autoridades, em cerimônia presidida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Seigneur se emocionou quando falou do pai, que já partiu e o incentivou a seguir a carreira no Ministério Público.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás