Coluna Eixo Capital, por Samanta Sallum (interina)
A Polícia Militar do DF dá início hoje, a partir de 16h, à operação concentrada de fim de ano com foco no Natal, réveillon e também na posse em 1º de janeiro. Serão intensificadas as ações de ronda nas ruas e a fiscalização no trânsito. Nesta primeira fase, a meta é dar atenção especial às regiões comerciais do DF, devido ao movimento, que aumenta com as compras natalinas. E as lojas de rua pretendem fechar mais tarde. Para dar mais segurança a comerciantes, funcionários e consumidores, o policiamento será reforçado. O comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, reúne os núcleos da corporação que farão o trabalho em frente ao Museu Nacional da República, para marcar o início da operação.
Em alerta máximo desde 7 de setembro
A Polícia Militar da capital federal vem em ritmo de esforço concentrado e em estado de alerta desde 7 de setembro, por causa das manifestações bolsonaristas. Depois, emendou com a operação nas eleições, garantindo segurança no deslocamento das urnas e zonas eleitorais. Agora, se concentra no planejamento operacional do réveillon no DF e nas posses do Executivo e do Legislativo locais e federais.
Impedir invasão ao Congresso
A PM está monitorando os protestos organizados por bolsonaristas que não aceitam a posse de Lula. A missão de prioridade máxima é impedir qualquer tentativa de invasão ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal, para que não se replique aqui a invasão de trumpistas ao Capitólio, nos EUA.
Protestos em frente ao QG
Mas a PMDF, questionada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes sobre as manifestações em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, respondeu, há três semanas, que os protestos no local são totalmente regulares. Por meio de ofício assinado pelo comandante-geral, a PMDF informou ainda que a área está sob a jurisdição do Exército e que houve autorização do Comando Militar do Planalto e do GDF para que os “veículos transitassem e permanecessem no local”.
Comércio no lugar de estacionamento
No PPCUB, áreas destinadas a espaços públicos, como estacionamentos, poderão ser ocupadas por comércios. No projeto original de Lúcio Costa foram previstas dez praças na Asa Norte. Mas, ao longo do tempo, pouquíssimas foram instaladas. E, em vários destes locais, foram feitos estacionamentos, como, por exemplo, nas quadras 700, na W3 Norte. “A tendência do urbanismo é trocar áreas áridas de estacionamento, passando ele para o subterrâneo, e criar na parte de cima um comércio que seja mais útil para a população. E isso pode ser feito por meio de parcerias com empreendedores privados que tenham interesse em fazer esse estacionamento subterrâneo para poder explorar a área comercial”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus Oliveira.
Acupuntura urbana
Jaime Lerner, urbanista e ex-prefeito de Curitiba, chamava esse tipo de ação de acupuntura urbana. “São pequenos pontos de intervenção, mas que geram um reflexo positivo para uma região como um todo”, reforça o secretário.
Iphan deu sinal verde
A proposta passou pelo Iphan, que entendeu que esse tipo de intervenção não caracteriza violação ao tombamento. Mas ela ainda vai ser debatida em audiência pública.
Novas administrações regionais e mudanças no comando das que já existem
A Câmara Legislativa aprovou ontem a criação das administrações regionais de Água Quente e do Arapoanga, com a presença das comunidades dessas regiões. E o governador Ibaneis Rocha promoveu mudanças nas que já existem. Telma Rufino foi nomeada administradora de Arniqueira e Marcelo Ferreira da Silva para o Lago Norte.
Sem mandato legislativo
Após as eleições de 2022, a ex-deputada distrital volta ao comando da administração regional de Arniqueira. Telma deixou o cargo em uma tentativa de retornar à Câmara Legislativa (CLDF) no próximo mandato, mas não conseguiu ser eleita.
Trator
Marcelo. que também tentava ser eleito como deputado, retorna à administração regional do Lago Norte. Ele foi candidato a distrital com o nome de Marcelo Trator.
Inovação
A advogada Deborah Toni inaugura hoje seu novo escritório, o DTA Soluções Jurídicas, que promete incorporar uma atuação inovadora, para proporcionar atendimento personalizado aos clientes. O local escolhido para abrigar a nova sede é a Arena BRB Mané Garrincha, que também é casa de outras grandes empresas.
O coquetel de inauguração será a partir das 16h30, no Estádio Mané Garrincha, sala 329.
Ensino
Na mesma ocasião, na sala ao lado, será lançada a edtech CEAPD (Centro de Estudos Avançados de Proteção de Dados) — sociedade educacional formada pelos advogados Deborah Toni, que é especialista em tecnologia e inovação, Fabrício Mota e Rodrigo Badaró. A instituição de ensino vai proporcionar cursos on-line e presenciais, além de espaço de convivência e reuniões para debates acerca do mundo digital.