Senadores e ambientalistas freiam PL do Veneno

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Samanta Sallum

Depois de reunião com o grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Comissão de Agricultura do Senado (CRA), Acir Gurgacz (PDT-RO), adiou e não definiu data para a votação do projeto de lei conhecido como PL do Veneno. O adiamento foi definido com a participação de senadores e ambientalistas. Na foto, estão Bela Gil, as senadoras Zenaide Maia (Pros) e Liziane Gama (Cidadania), Marina Silva (Rede) e Joe Valle (PDT/DF), que disse: “Seguimos construindo pontes e ampliando o debate em defesa da vida, dos produtores e do meio ambiente”

Poder ao Ministério da Agricultura
No caso do PL do Veneno, a lei atual de agrotóxicos é praticamente revogada. O projeto transfere o poder de decisão de aprovação de um novo agrotóxico para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passam a exercer um papel meramente consultivo.

Delmasso cotado para o GDF

O deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso, apesar de ter sido o 10º mais votado na eleição passada, ficou como suplente por causa do quociente partidário que não foi alcançado. Delmasso foi sacrificado pela nominata do Republicanos. Teve cerca de 23 mil votos, quase o mesmo da eleição de 2018. O distrital exerceu influência na administração do Guará e é um nome cotado para estar no governo Ibaneis.

Telemedicina
No final deste mandato, Delmasso está aprovando o projeto que autoriza a telemedicina no âmbito da saúde pública do DF. “Esse projeto dá respaldo legal para a ampliação do serviço na rede pública”, explica o parlamentar.

Brasiliense à frente da Assespro
O empresário Christian Tadeu é o novo presidente da Federação Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação). Brasiliense de 50 anos, ele foi eleito por unanimidade durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, que aconteceu na quarta-feira, no Recife. Tadeu substitui o pernambucano Italo Nogueira, que comandou a associação por dois mandatos e que agora assume a vice-presidência de relações internacionais da entidade.

Vizinhos do Poder tem prefácio de José Sarney
O imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-presidente da República José Sarney prefaciou o livro Vizinhos do Poder, História e Memória da Vila Planalto. Ele recebeu o exemplar impresso com dedicatória e autógrafo da autora e velha conhecida Leiliane Rebouças. O lançamento público será hoje à noite, na Vila Planalto. Para convidados, será na segunda-feira, no Brasília Palace Hotel.

“Saber ouvir”
“Falei para ele que eu comparava os discursos dos parlamentares do passado e os do presente e sentia uma grande diferença, pois, os do passado eram verdadeiras obras primas da língua portuguesa e os de hoje não têm a mesma qualidade. Então, ele me disse, com toda a sua sabedoria: em quarenta anos de Parlamento, eu descobri que mais do que discursar o principal papel de um parlamentar é ouvir!”, contou Leiliane, que é uma ativista histórica pela preservação da Vila Planalto, onde cresceu.

Pelo fim da violência contra as mulheres
A cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz, e a presidente-executiva da empresa, Lídia Abdalla, confirmaram presença na Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, a ação será amanhã, no Parque da Cidade, com concentração às 9hs, no estacionamento 13. A iniciativa tem como objetivo denunciar e pedir providências, por parte das autoridades públicas, para coibir a escalada de violência doméstica em Brasília e no país.

Botão Quebre o Silêncio
O grupo Sabin é signatário dos 7 Princípios de Empoderamento da Mulheres, entre os quais está o fim da violência contra mulheres e meninas, e mantém o botão “Quebre o silêncio” no aplicativo que disponibiliza para clientes. Por meio do botão é possível denunciar casos de violência de gênero ou pedir ajuda à Central de Atendimento à Mulher, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Mostra Um novo olhar sobre Brasília
A fotógrafa e jornalista do Senado Ana Volpe está expondo registros com olhar diferenciado do Congresso e de Brasília. A mostra está na galeria de arte do Quanto Café (CLN 103 Bl. A Lj.52), até 15 de dezembro. Volpe tem curso de curadoria de arte e curta-metragem em Barcelona e é pós-graduada em artes visuais.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás