Dois aliados de Ibaneis surgem no cenário da próxima disputa pelo GDF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Um embate começa a se desenhar na política do Distrito Federal. Os dois principais nomes, até o momento, para a próxima disputa ao Palácio do Buriti, contando com o apoio do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB), vão se empenhar para chegar lá. A vice-governadora eleita Celina Leão (PP) e o deputado federal eleito Rafael Prudente (MDB) demonstram que sonham com o Governo do Distrito Federal.

De pai para filho

O governador Ibaneis Rocha (MDB) voltou às bases ontem, ao participar da entrega das carteiras da OAB-DF a novos advogados, entre os quais o filho, Caio Rocha. O jovem vai seguir a carreira do pai.

Caravana das mulheres bolsonaristas chega ao DF
As mulheres da campanha de Jair Bolsonaro estarão juntas, hoje, em evento no estádio Mané Garrincha, capitaneado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A caravana que passou por diversas cidades brasileiras é integrada também pela vice-governadora eleita do DF, Celina Leão (PP), e a senadora eleita Damares Alves (Republicanos). Na edição de Brasília, o ato de campanha contará também com a deputada federal reeleita Bia Kicis (PL). O evento é aberto ao público. O movimento surgiu como uma estratégia para conquistar as eleitoras femininas.

Trabalho de convencimento
O deputado distrital Leandro Grass (PV) montou uma banquinha no Setor Comercial Sul para debater com eleitores e, principalmente, tentar convencer indecisos a votarem em Lula.

Lula Day
Hoje é o aniversário do ex-presidente Lula e os aliados no DF preparam o Lula Day. Haverá 50 pontos de panfletagem em escolas e universidades de diversas regiões do DF, como Gama, Ceilândia, Itapoã, Taguatinga, São Sebastião e Sobradinho.

Dia de corpo a corpo
No sábado, véspera do segundo turno, o deputado Fábio Félix (PSol), campeão de votos na disputa à Câmara Legislativa, passará o dia no Guará, uma das cidades em que foi mais votado para pedir votos para Lula. “A ideia é jogar tudo nessa reta final”, conta Félix.

Compromisso com policiais
Representantes de sindicatos e associações que representam a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ouviram dos deputados distritais eleitos Wellington Luiz (MDB) e Jane Klébia (Agir) o compromisso de trabalho pelas principais demandas dos policiais civis para os próximos anos, em especial a recomposição salarial. Logo depois do primeiro turno, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu às forças de segurança do DF reajuste de 18%, em parcela única. “Além da alta defasagem salarial, os policiais civis enfrentam dificuldades diárias no trabalho em razão do déficit no quadro de servidores, que, atualmente, ultrapassa 55%”, explica Enoque Venâncio, presidente do Sinpol-DF.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

12 meses atrás