Políticos de Brasília se engajam nas campanhas de Lula e Bolsonaro

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O deputado distrital eleito Ricardo Vale (PT) tem rodado o DF em campanha pela eleição de Lula. Ele havia marcado uma missa para celebrar a sua eleição, mas adiou para depois do segundo turno, certo de que terá mais motivos para agradecer na igreja.

Nas ruas
Aliado, amigo e compadre de Lula há mais de 30 anos, o deputado distrital reeleito Chico Vigilante (PT) tem participado de eventos da campanha do petista no DF. No fim de semana, ele participou de uma caminhada no Sol Nascente. Aproveitou para agradecer os mais de 43 mil votos que o colocaram como o segundo distrital mais votado da próxima legislatura.

Juntas no segundo turno
A senadora Simone Tebet (MDB) e a assistente social Keka Bagno (PSol) não foram vitoriosas no primeiro turno. Mas se engajaram na campanha de Lula e conquistaram a admiração dos eleitores petistas que sonham com a derrota de Jair Bolsonaro.

Voto declarado
Paulo Octávio, depois do primeiro turno, optou pela neutralidade. Mas a irmã do empresário, a publicitária Cláudia Pereira, gravou em vídeo a sua posição: “Não podemos mais ser escravos da ignorância, cordeiros da opressão, omissos ao nosso papel de homens e mulheres livres e responsáveis perante a sociedade democrática, republicana e legítima nos seus anseios de igualdade, liberdade e fraternidade”. E defendeu: “Se você, assim como eu, quer um Brasil livre e responsável, vote 13. O 13 vem acompanhado do equilíbrio do Alckmim, da inteligência do Fernando Henrique, da coragem da Simone Tebet e da generosidade do Lula. Esse é o melhor projeto político para o presente e o futuro do Brasil”.

Por Bolsonaro…

Depois da derrota no primeiro turno da eleição ao Palácio do Buriti, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) vestiu a camisa do presidente Jair Bolsonaro e faz campanha pela reeleição nas redes sociais.

De jatinho
As três se tornaram inseparáveis no segundo turno da campanha. Eleitas e tranquilas, Damares Alves (Republicanos) e Celina Leão (PP) se juntaram à primeira-dama Michelle Bolsonaro e estão rodando o país em busca de votos, especialmente os femininos, para a reeleição.

No Entorno
Amigo e aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro, o Bispo Robson Rodovalho, da Igreja Sara Nossa Terra, foi a Águas Lindas de Goiás pedir votos para o presidente.

Nas redes
O deputado distrital eleito Thiago Manzoni (PL) tem postado imagens e mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. “Nós temos um dever ético, um dever moral, um dever cívico de irmos às urnas e reelegermos Jair Messias Bolsonaro”, disse.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás