rollemberg_Gilvan

PSB entra na Justiça para que vaga de Gilvan seja transferida para Rollemberg

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O PSB entrou com uma reclamação na Justiça Eleitoral para pedir uma reavaliação dos critérios adotados pelo TRE-DF para apontar os candidatos eleitos a deputado federal. Essa é uma matemática com critérios que envolvem o coeficiente eleitoral, base para a definição de quem está dentro ou fora. A conta é feita numa divisão do número de eleitores pelas vagas que, no caso da Câmara dos Deputados, são oito no DF. O coeficiente eleitoral desse pleito foi 200.940. A Justiça Eleitoral considerou que são eleitos os candidatos de partidos que atingirem a cláusula de barreira, ou seja, 80% do coeficiente. O PSB teve 135.257 e não chegou lá. Agora o partido pede que a regra dos 80% seja desprezada e a Justiça Eleitoral leve em conta as maiores médias. Assim, Rodrigo Rollemberg (PSB), que obteve 51.926, votos entraria na oitava vaga, que ficou com Gilvan Máximo (Republicanos), com 20.923 votos.

Exonerações e disputas

Na Polícia Civil do DF, há uma aposta de que Robson Cândido fica onde está como delegado-geral. Mas outros nomes correm por fora. É o caso do atual corregedor-geral, Adval Cardoso de Matos, e os delegados Maurílio de Moura Lima Rocha e Gilberto Alves Maranhão Bezerra, sempre cotados quando o comando da PCDF está em discussão. Maurílio e Maranhão eram da equipe da Secretaria de Economia do DF, da confiança do conselheiro André Clemente, do Tribunal de Contas do DF (TCDF) que esteve à frente da pasta, e retornaram para a Polícia Civil na semana passada. Os delegados foram exonerados pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) dos cargos na secretaria, em meio a várias mudanças que estão ocorrendo na área, inclusive com a criação da Secretaria de Planejamento do DF.

Aliado
O atual diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, tem um importante aliado na base do governador Ibaneis Rocha (MDB): o deputado distrital eleito Wellington Luiz (MDB), cotado para se eleger presidente da Câmara Legislativa para o próximo biênio.

De olho
A Transparência Eleitoral Brasil estará hoje no TRE acompanhando o processo de preparação das urnas que serão utilizadas pelos eleitores do DF no segundo turno. A ONG tem 90 observadores se revezando para verificar os vários momentos da campanha, organização e logística das urnas e o dia da votação até a divulgação do resultado final das eleições pela Justiça Eleitoral. Ao final, o relatório com os registros feitos pelos observadores é divulgado e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta é a segunda Missão de Observação Eleitoral Nacional da Transparência Eleitoral Brasil, que foi pioneira como observadora nacional nas eleições de 2020.

2 thoughts on “PSB entra na Justiça para que vaga de Gilvan seja transferida para Rollemberg

  1. Trabalho de um Promotor de Justiça???!!! Uma pergunta que vi em um texto da internet. É ajudar a matar!!! E não é exagero dizer isso, nem calunia, e nem nada disso, só a realidade mesmo!!! Porque aqui nesse país, ocorre o seguinte: se tem uma população ignorante, e aquilo que chamam de justiça se aproveita disso. Então quem denuncia um crime com provas a tática que eles usam é assim: ESCONDEM VÁRIAS INFORMAÇÕES DA DENUNCIA DEIXANDO A PESSOA SOZINHA NA DENUNCIA, E FICAM ASSEDIANDO DE TEMPOS EM TEMPOS. OU SEJA, TENTAM MATAR QUEM DENUNCIA, POR DESPREZO, HUMILHAÇÃO. O meu pai foi morto até por desidratação em um hospital chamado MARIO GATTI EM CAMPINAS-SP em 05/2019. Quase que a Cidade de Campinas inteira sabe, a população ignora, e aquilo que chamam de Autoridades também. Só faltam apedrejar quem denuncia!!! A PROMOTORIA DA CIDADE DE CAMPINAS- esconde várias informações e ficam assediando de tempos em tempos. A crueldade deles chega a tanto- que os assassinos são capazes de dizer assim para você por telefone: “PORQUE VOCÊ É CHATA!!!”- OU SEJA, OS PROPRIOS ASSASSINOS QUE CUIDAM DO CASO. ENTÃO A GENTE SÓ ESPERA, E NÃO É SENTADA QUE TENHA GENTE DO OUTRO LADO QUE FAÇA ALGO- QUE PASSEM AS INFORMAÇOES QUE ESCONDEM E SE TENHA RESPEITO- PORQUE PARA ELES ISSO AQUI É POLITICAGEM. NÃO É, NÃO, É QUE TEM MUITA GENTE QUE SE ACOSTUMOU A SER TRATADOS COMO PUTAS, PIRANHAS E GIGOLOS E ACHAM NORMAL- EU NÃO- BUSCO TER RESPEITO POR MIM MESMA- SÓ ISSO. Porque trabalho e dou renda ao país, então gente- quem tem um pouquinho de solidariedade pelos outros faça algo- a minha familia quer as várias informações que eles escondem, que são várias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*