Bancada feminina cresce entre distritais e no Senado

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Apenas quatro dos 24 deputados distritais eleitos são mulheres. Mas a bancada feminina aumentou na Câmara Legislativa. Hoje conta com Arlete Sampaio (PT), Jaqueline Silva (Agir) e Júlia Lucy (União). Agora, além de Jaqueline, que foi reeleita, há três novas deputadas: Dra. Jane (Agir), Paula Belmonte (Cidadania) e Dayse Amarilio (PSB). No Senado, agora são duas mulheres: Leila Barros (PDT) e Damares Alves (Republicanos) ao lado de Izalci Lucas (PSDB). Na bancada de deputadas federais, eram cinco mulheres. Agora são apenas duas: Érika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL), que foram reeleitas. E no GDF, também houve uma novidade. A vice-governadoria agora está nas mãos de uma política, Celina Leão (PP).

Votos nos extremos

A análise que políticos têm feito da eleição é que houve uma concentração de votos nos candidatos ligados aos dois pólos. Quem fez campanha sem associar o nome a Lula ou a Bolsonaro se deu mal no DF. Com 214.733 votos, a deputada Bia Kicis (PL-DF) — que tem a cara do presidente — mais que dobrou a votação. Teve 128.318 votos a mais. No outro extremo, Érika Kokay (PT-DF) também cresceu. Com 146.092 votos, a petista conquistou 56.106 votos a mais que em 2018.

Deputados por um mês
Suplentes de deputado federal, Professor Paco (União) e Tadeu Filippelli (MDB) terão o gostinho de assumir o mandato por um mês em janeiro, quando as titulares, Paula Belmonte (Cidadania) e Celina Leão (PP) tomarem posse nos mandatos às quais foram eleitas, distrital e vice-governadora. Para Filippelli, que já exerceu o cargo três vezes, não faz tanta diferença. Para Paco, será uma oportunidade, mesmo rápida e no recesso parlamentar.

PV incomodado
No PV, há um incômodo pela permanência de Sarney Filho no governo do DF como secretário de Meio Ambiente depois que o governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou apoio no segundo turno ao presidente Jair Bolsonaro. Sarney Filho passou a campanha incólume mesmo sendo do partido do principal opositor de Ibaneis, o deputado distrital Leandro Grass (PV). Mas, agora, surgiu o constrangimento.

Futuro
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, é apontada por petistas como um nome que pode surgir para a disputa eleitoral ao GDF em 2026.

Espaço para o vice
O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve abrir um espaço para o vice-governador Paco Britto (Avante) no próximo governo. “Gosto do Paco. Ele foi leal”, disse Ibaneis à coluna.

Com Bolsonaro no pé
O deputado distrital eleito Pastor Daniel de Castro (PP) rodou ontem Vicente Pires em campanha pela reeleição de Jair Bolsonaro. Estava com o presidente no pé. Literalmente. Mandou fazer um tênis com a propaganda de Bolsonaro.

Só papos

“Vamos viajar o Brasil, visitar os estados que vão ter segundo turno. E vamos fazer debates. Vi que o Bolsonaro anda nervoso, anda me xingando. Mas ele precisa saber quem quer ser um chefe de Estado não pode ficar nervoso”
Ex-presidente Lula

“O que um Chefe de Estado não pode fazer é roubar, seu vagabundo”
Presidente Jair Bolsonaro

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás