buriti 27/03/2015. Crédito: Paula Rafiza/Esp.CB/D.A Press

Em seis dias tudo pode mudar no cenário eleitoral do DF

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O cenário eleitoral para governo do DF pode mudar. Segundo a última rodada da pesquisa Correio/Opinião, 48,3% não estão seguros do voto. Metade dos eleitores pode sofrer ainda algum tipo de influência na reta final da campanha. Haja coração para os candidatos.

Mais aperto
A pesquisa Correio/Opinião mostra que os cenários mais apertados de segundo turno para Ibaneis são com Paulo Octávio (52,2% a 32,1%) e com Leila do Vôlei (53,3% a 30,9%).

Ilustres desconhecidos
Um estudo profundo ainda vai mostrar porque, depois de mais de três meses de pré-campanha e campanha, candidatos ao GDF permanecem bem distantes do eleitor. Será falta de interesse na política? Até hoje, segundo a última rodada da pesquisa Correio/Opinião, apenas 2,7% dos eleitores dizem conhecer bem a candidata Keka Bagno, da federação PSol-Rede. E no caso de Leandro Grass, da federação PV-PT-PCdoB, 10,3% o identificam e sabem bem quem ele é. Mesmo para o governador Ibaneis Rocha (MDB), que está no comando do DF há três anos e nove meses, a taxa de conhecimento profundo não é forte: 49,9%.

Confusão na eleição

Se a coligação de Ibaneis Rocha (MDB) conseguir na Justiça cassar o registro da candidatura de Paulo Octávio (PSD), como pretende, haverá uma confusão na disputa ao Palácio do Buriti. Se ocorrer depois da votação de domingo, os votos serão anulados ou ficarão bloqueados até uma decisão final. Se houver um recurso com efeito suspensivo e um cenário de segundo turno, a eleição continua. Na rodada final, mesmo que o adversário de Ibaneis seja outro, tudo vai depender do resultado do julgamento sobre a candidatura de Paulo Octávio. Tudo isso porque a eleição está apertada e os votos do empresário são, pelo que indicam as pesquisas, necessários para levar o embate final para 30 de outubro.

Mundo pet nas eleições
No mundo em que muita gente se apega aos pets como membros da família e até a rainha Elizabeth II demonstrou, ao longo da vida, seu amor pelos cães e cavalos, candidatos nesta eleição estão preocupados com compromissos também para os animais. É o caso da candidata Keka Bagno, da federação PSol-Rede, e de Leandro Grass, da federação PV-PT-PCdoB, no páreo pelo Palácio do Buriti. E também de concorrentes a cargos proporcionais, como Vanessa É o Bicho (PT) e Carol Mourão dos Bichos (MDB), que disputam mandatos de deputadas federais. Para distrital, Daniel Donizet (PL) e Robério Negreiros (PSD), que buscam a reeleição, são os que apresentaram mais projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*