Paco Britto decide concorrer à Câmara Legislativa

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Jéssica Eufrásio

Apesar de ficar de fora da chapa de Ibaneis Rocha (MDB), que disputa a reeleição, o vice-governador Paco Britto (Avante) não desistiu dos planos políticos e escolheu o caminho que seguirá em outubro. Vai se lançar à Câmara Legislativa, com aprovação dos correligionários na convenção do partido. Agora, aguarda o aval dos demais postulantes da sigla, da qual é presidente, para efetivar a candidatura. O prazo termina na segunda-feira.

Plano B
O nome do vice-governador também foi cotado para a presidência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), caso ela se transforme em agência. A continuidade do plano, porém, depende da aprovação do projeto de lei que prevê a mudança na classificação do órgão antes do fim da gestão Ibaneis.

Policiais federais repudiam vetos de Bolsonaro à LDO

O clima azedou entre integrantes de mais uma categoria profissional da segurança pública e Jair Bolsonaro (PL). A notícia de que o reajuste e a reestruturação de cargos da Polícia Federal ficou de fora do Orçamento desagradou aos servidores, que divulgaram uma nota de repúdio contra a decisão do presidente da República de vetar a reserva de recursos para esse fim da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. A justificativa seria a existência de prioridade para o mesmo dispositivo na proposta original, mas sem distinção entre as carreiras do Poder Executivo.

“Decepção, abandono e indignação”
No texto, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) criticou o descumprimento da promessa, mais uma vez. Os servidores contavam com essa previsão desde a publicação da LDO de 2022, o que não ocorreu. “Os sentimentos de decepção, abandono e indignação traduzem o estado de espírito de toda uma categoria empenhada em prestar o melhor serviço para a Segurança Pública no Brasil. (…) Seguiremos trabalhando incansavelmente pelo reconhecimento e a devida valorização de uma das instituições notadamente mais respeitadas do serviço público”, diz a nota de repúdio.

App e site receberão denúncias eleitorais

Com o início do período de propaganda eleitoral, na próxima terça-feira, a Justiça vai intensificar os trabalhos de acompanhamento das campanhas. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou uma nova versão do canal de denúncia para quem flagrar ilegalidades praticadas por candidatos ou partidos: o Pardal, disponível como aplicativo, para Android e iOS, e formulário digital (pardal.tse.jus.br/pardal-web).

Interesse coletivo
A Corte atua apenas por demanda; por isso, a participação popular será necessária para a devida fiscalização do processo. O acesso ao Pardal é livre e gratuito. O canal será habilitado na terça-feira, vinculado, também, ao Ministério Público Eleitoral.

Só Papos

“A retirada de 40% da Floresta Nacional é resultado da omissão e conivência de vários governos com a grilagem de terras públicas. O governador Ibaneis esteve na área da Flona na campanha e estimulou as pessoas a invadirem e construírem em terras públicas de proteção ambiental”

Rodrigo Rollemberg, candidato a deputado federal (PSB-DF)

“(A aprovação do PL no Congresso Nacional) é uma vitória para estas famílias que lutam por moradia e merecem ter mais dignidade, garantia dos seus direitos e acesso a políticas públicas. Me comprometi com esta pauta, criamos junto com a comunidade esse projeto e, hoje (quarta-feira), é um dia muito feliz para todos nós”

Flávia Arruda, candidata ao Senado (PL-DF)

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás