ibaneis_eixo

Ibaneis entrega secretaria para cuidar do Entorno ao novo aliado Solidariedade

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) criou ontem (3/8), por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, em edição extra, a Secretaria de Estado da Região Metropolitana do Distrito Federal. Na mesma edição, Ibaneis nomeou o ex-deputado federal Armando Vergílio como secretário. Ele é presidente estadual do Solidariedade em Goiás e pai do atual presidente interino do Solidariedade-DF, Lucas Vergílio, que é deputado federal por Goiás. O partido fechou recentemente com a reeleição de Ibaneis.

Aliança com nove siglas
O MDB de Ibaneis Rocha registrou na ata da convenção do último domingo uma coligação ampla com PP, PL, Patriota, Pros, PMN, PTB, Republicanos, Agir e Solidariedade. Mas ainda não fechou totalmente com o Republicanos nem com o PMN, que tem o coronel Moreno, ex-comandante do Bope da Polícia Militar, como pré-candidato ao Palácio do Buriti.

Aval nacional

O presidente do PSD-DF, Paulo Octávio, tem feito várias reuniões com lideranças e aliados sobre sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal. A todos, têm dito que está animado. Ele tem o aval do presidente nacional, Gilberto Kassab, para seguir em frente.

Flávia escolhe suplentes
Na ata da convenção dos partidos que apoiam Ibaneis, ficou registrado que os suplentes de Flávia Arruda (PL-DF) para o Senado serão escolhidos por ela e poderão integrar qualquer partido da coligação.

Maioria do Republicanos quer apoiar Ibaneis Rocha
O Republicanos-DF deve acabar na chapa de Ibaneis. Se o presidente da sigla no DF, Wanderley Tavares, submeter a decisão à executiva regional, a maioria estará com o projeto de reeleição do governador. Dos nove votos, seis vão com Ibaneis, entre os quais: os dos deputados distritais Rodrigo Delmasso e Martins Machado; o do deputado federal Julio Cesar Ribeiro; e o do ex-secretário distrital de Ciência e Tecnologia Gilvan Máximo. A ex-ministra Damares Alves vai acabar não sendo candidata a nada.

Paco pode assumir cargo em agência habitacional
Na abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa ontem (3/8),  o governador Ibaneis Rocha enviou um projeto que transforma a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) em Agência de Desenvolvimento Habitacional. A diferença é que os gestores têm mais poder e mandato de quatro anos. Um dos nomes cotados para assumir o comando da nova agência reguladora é o vice-governador Paco Britto (Avante), que ficou fora da chapa à reeleição de Ibaneis. Paco diz que a criação da agência é um avanço. “Dará mais agilidade nas políticas habitacionais”, afirma. Ontem, ele representou Ibaneis Rocha no início do semestre legislativo. “Sei da importância deste parlamento para nossa capital e reconheço que cada parlamentar representa aqui a democracia, a vontade popular e a esperança dos brasilienses”, elogiou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*