À Queima Roupa // Gabriel Magno, chefe de gabinete da deputada distrital Arlete Sampaio e pré-candidato pelo PT a deputado distrital
por Ana Maria Campos
Você é o herdeiro político da deputada Arlete Sampaio?
Arlete Sampaio tem um legado e uma história de carinho e lutas em defesa do DF. Neste mandato, tomou a decisão de não disputar mais eleição, mas continuará ativa na política. Nosso coletivo definiu dar continuidade a esse legado. Temos compromisso com o DF e acreditamos também na necessidade e importância da renovação. Tenho orgulho de ser seu sucessor, um companheiro que aprende e constrói com ela muitas lutas. Quero continuar contando com sua experiência, orientação e apoio ao longo da minha trajetória. Vamos dar continuidade a esse legado e me sinto preparado para o desafio com tudo que aprendi nesses anos.
O que você aprendeu com ela?
Convivo com a Arlete Sampaio desde 2006, quando estava no DCE da UnB, e atuar como seu chefe de gabinete nesse mandato foi muito marcante na minha trajetória. Nosso mandato fez uma oposição firme e responsável ao governo Ibaneis. Lutamos em defesa do SUS, contra a terceirização e o Iges-DF, contra a militarização das escolas, por mais investimentos na cultura, no combate à pandemia, no enfrentamento às desigualdades sociais e na defesa dos direitos humanos. Arlete é uma pessoa de enorme retidão moral, muito humana, perspicaz e justa. Tem um jeito de fazer política respeitado e reconhecido na cidade. É firme na defesa dos seus princípios e capaz de dialogar. Com Arlete, aprendi que política se faz com o coração, pensando nas pessoas, sem se deixar contaminar pela vaidade, dialogando com todos para buscar ações efetivas que melhorem de fato as vidas das pessoas.
O PT tem candidatos que venceram eleições e exerceram mandato. É possível ultrapassa-los e se eleger?
Nossa candidatura tem conversado com muitas pessoas no DF inteiro. Nosso nome aparece bem nas pesquisas espontâneas e apresenta uma aceitação muito grande entre os eleitores mais jovens, o que me deixa muito feliz. Essa será a eleição da esperança, da reconstrução. Ninguém aguenta mais a destruição posta em prática pelos governos atuais. Nas ruas, também observo que é grande o sentimento da necessidade de mudança. Sobre os companheiros de disputa, nossa federação montou um excelente time que ajudará a eleger Lula ainda no primeiro turno e levará o Leandro Grass para o segundo turno na disputa ao Buriti. Por isso, estamos certos de que será possível construir um novo mandato na Câmara Legislativa, moderno, ousado e capaz de dialogar e representar esse sentimento de renovação, esperança e de construção de uma nova cultura política.
O que você quer fazer de importante como deputado?
Queremos construir um mandato que seja um instrumento das lutas da cidade. O governo Ibaneis transformou a cidade em um negócio. E a cidade precisa ser democrática. Queremos uma cidade para todos. Há muito para reconstruir. E teremos uma grande oportunidade de tornar isso possível com a eleição do Lula e da nossa chapa majoritária, aqui, no DF, única do país formada por três professores. Vamos fazer desse mandato um instrumento para amplificar nossas lutas e conquistar vitórias.
Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…
Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…
Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…
Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…
Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…
A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…