paula_cristovam

Cristovam Buarque quer federação PSDB-Cidadania com Reguffe

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF) teve uma longa conversa, ontem, com a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), em um café da Asa Norte, e ouviu dela a explicação sobre o embate na federação do Cidadania-PSDB com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Na conversa, Cristovam relembrou que advertiu o presidente nacional do partido, Roberto Freire, de que a federação deixaria o Cidadania a reboque dos tucanos. Por isso, ele votou contra quando o tema foi debatido na legenda. Agora, Cristovam se compromete a ajudar Paula, com o propósito de buscarem uma aliança em torno da candidatura do senador José Antônio Reguffe (União) ao governo. “Se saírem todos separados, daremos a vitória para Ibaneis, que se uniu com Arruda”, avisa Cristovam. A conversa contou com a presença de Marcelo Aguiar, que integra a executiva regional da federação. Paula se lançou candidata ao Buriti, mas as negociações continuam.

Disputa na base de Lula

Leandro Grass (PV) conversou longamente com Keka Bagno (PSol), em busca de um entendimento para que sigam juntos. Não deu certo. Pré-candidato da federação PT-PV-PCdoB ao GDF, Grass queria que Keka, da federação PSol-Rede, declarasse apoio ao projeto dele no primeiro turno. Ela não topou. A avaliação na campanha de Grass é de que Keka sabe que não ganha, mas tem dois objetivos: ajudar na reeleição do deputado distrital Fábio Félix (PSol) e se fazer conhecida para a próxima eleição. A estratégia dela tem sido bater em Grass.

Conciliadora
Pré-candidata a deputada federal, a professora Fátima Sousa (PSol) disse ao Correio que ainda acredita em uma união das chapas das federações PT-PV-PCdoB e PSol-Rede. Para ela, que foi candidata ao Palácio do Buriti em 2018, a aliança agora é bem improvável, mas não impossível.

Convenção em agosto
O União Brasil marcou a convenção regional para 3 de agosto, a dois dias do prazo final. Na data, o senador José Antônio Reguffe (União) será lançado candidato ao governo. Dois dias depois, o partido oficializa a candidatura de Luciano Bivar à Presidência da República.

Sem acordo
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidente nacional em exercício do União Brasil, Antônio Rueda, têm conversado sobre uma possível aliança dos partidos no DF. Uniria os senadores Leila Barros (PDT) e Reguffe (União). Mas nenhum dos dois quer ceder a candidatura ao GDF.

Drones para combater crimes eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) contará com drones cedidos pela Polícia Federal para fiscalização da propaganda eleitoral e de outros crimes eleitorais nos fins de semana da eleição. Foi um pedido do presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, atendido pela delegada Mylena Lecy Martins da Costa, chefe da Delegacia de Defesa Social e Institucional da Polícia Federal. “Os drones oferecidos pela Polícia Federal serão utilizados na fiscalização das eleições por policiais federais, especialmente nas áreas de fronteira do Distrito Federal, sobretudo para coibir o transporte ilegal de eleitores. E estarão a serviço da Justiça Eleitoral em todos os 610 locais de votação, para ajudar a combater a boca de urna, que não será permitida no pleito eleitoral.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*