Aliados no DF vão discursar no evento de Lula, hoje

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Uma reunião da cúpula da campanha do Lula com representantes das pré-candidaturas da federação PT-PV-PCdoB no DF definiu, ontem, como deve ser a participação dos políticos no ato desta tarde no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Antes de Lula e de Geraldo Alckmin (PSB), falam os presidentes nacionais e regionais de partidos aliados, ou os representantes dessas legendas, e os pré-candidatos da federação ao governo, Leandro Grass (PV), e ao Senado, Rosilene Corrêa. O PSB-DF escolheu seu pré-candidato ao Buriti, Rafael Parente, para o discurso. Pelo PSol-DF, fala Keka Bagno, o nome do partido para a corrida ao GDF, e pela Rede-DF, Pedro Ivo, pré-candidato ao Senado.

Prioridades do PSB
Na reunião de ontem, Gilberto Carvalho, da coordenação nacional da campanha de Lula, deixou claro que a prioridade são os pré-candidatos da federação PT-PV-PCdoB, Leandro Grass e Rosilene Corrêa, e disse que nem PSB nem a federação PSol-Rede reivindicaram a candidatura ao governo no DF. Ou seja, segundo Carvalho, em nenhum momento, Rafael Parente foi colocado como alternativa pelo PSB nacionalmente. É que a legenda tem outras prioridades para governos, como Pernambuco e Espírito Santo. A aposta do PSB é destinar recursos do Fundo Eleitoral para as campanhas de deputados federais. Mas o PSB-DF quer a candidatura de Parente ou uma aliança com o senador José Antônio Reguffe (União). Parente vai aplicar recursos próprios e quer captar colaborações com apoiadores para aplicar na sua campanha.

Emenda garante equipamentos para cirurgias cardiológicas

Graças a uma emenda parlamentar, do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), o Instituto de Cardiologia e Transplante do DF adquiriu medidores multiparâmetros, responsáveis pelo monitoramento dos sinais vitais dos pacientes. Sem os aparelhos, as cirurgias poderiam ser suspensas, pois não seria possível avaliar e monitorar os pacientes.

Apoio a quem for com Lula
O deputado Chico Vigilante (PT) deixou claro ontem: se Leandro Grass, da federação PT-PV-PCdoB, não estiver no segundo turno das eleições, seu voto será no candidato ao Palácio do Buriti que apoiar Lula.

Força a Agnelo
Chico Vigilante defende que o PT permita a candidatura do ex-governador Agnelo Queiroz à Câmara dos Deputados, mesmo com dúvidas sobre a elegibilidade.

Teste de aliança
O governador Ibaneis Rocha (MDB) pretende reunir presidentes de partidos que apoiam seu governo amanhã para uma avaliação do cenário eleitoral, com a possível entrada de José Roberto Arruda (PL) na disputa eleitoral. O encontro será na casa de Ibaneis, no Lago Sul. O emedebista quer saber com quem poderá contar na campanha à reeleição.

Convocação
O presidente do MDB-DF, Rafael Prudente, está convocando os comandos dos partidos. Serão chamados os presidentes do PP, Celina Leão; do PSD, Paulo Octávio; do Republicanos, Wanderley Tavares; do Avante, Paco Britto; do PL, Flávia Arruda; e demais dirigentes de legendas da base.

Só Papos

“Um crime lamentável aconteceu. Aconteceu, sim. Agora, outro crime lamentável é envolver o presidente no episódio: distorção, manipulação”

Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil

“A escalada de violência política que vemos, hoje, no Brasil tem nome, Jair Bolsonaro. Esse ser desprezível, violento, a besta, que tanto mal faz ao Brasil, ao povo e à democracia”

Gleisi Hoffmann, presidente do PT

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás