Federação vai escolher vice de Leandro Grass na corrida ao GDF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A federação formada pelo PT-PV-PCdoB vai se reunir hoje para fechar o nome para vice do deputado distrital Leandro Grass (PV) na disputa ao Palácio do Buriti. Como o PT já escolheu a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa para a corrida ao Senado, o PCdoB deve ficar com o cargo. O presidente do partido no DF, João Vicente Goulart, e a decana de extensão da UnB Olgamir Amancio são os nomes mais cotados. Participam da reunião representantes dos três partidos.

Mandado de segurança para tentar garantir recomposição

O deputado Luís Miranda (Republicanos-DF) decidiu entrar na Justiça com Mandado de Segurança para tentar garantir a recomposição salarial das forças de segurança do DF. O principal argumento da ação é que, ao não dar andamento ao aumento de 10%, a Presidência da República desrespeita o Pacto Federativo, uma vez que o Governo do Distrito Federal enviou mensagem manifestando-se a favor do pleito e o Fundo Constitucional do DF tem recursos suficientes para cumprir com a proposta.

Emendas autorizam a criação de verbas indenizatórias para a PCDF
A Câmara Legislativa aprovou emendas ao Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) que autorizam a criação do auxílio-moradia e do sobreaviso indenizado aos policiais civis do Distrito Federal. As emendas são de autoria do presidente da Câmara, Rafael Prudente (MDB), e autorizam que o GDF, com recursos próprios, possa instituir a concessão desses benefícios para os policiais civis em 2023. Caso a recomposição salarial da categoria não ocorra, o auxílio-moradia poderá constar no orçamento do GDF para o próximo ano. “A concessão destes benefícios busca amenizar as perdas salariais dos policiais civis e nossa diretoria lutará para que essa demanda se torne realidade em 2023”, destacou o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venâncio. Com a autorização na LDO, o próximo passo será a sua previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, com votação prevista para o segundo semestre de 2022.

Campanha 99
O ex-deputado e ex-diretor da Polícia Civil Laerte Bessa diz que delegados na ativa e aposentados querem deflagrar a “Operação 99”. Segundo ele, é uma campanha contra a reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB), aos moldes do que ocorreu em 1998 quando Joaquim Roriz derrotou Cristovam Buarque, então candidato à reeleição pelo PT, e assumiu o governo no ano seguinte. “Cristovam não prestigiava a Polícia Civil e, então, fizemos campanha para derrotá-lo”, afirma Bessa. Uma primeira reunião deve ocorrer hoje.

Marcha para Jesus deve reunir 50 mil fiéis
Com a participação do presidente Jair Bolsonaro, a Marcha para Jesus deve reunir cerca de 50 mil pessoas em Brasília neste sábado. O evento também contará com a presença do governador Ibaneis Rocha e de ministros e ex-ministros do governo federal. Com o tema “Pela família, pelo Brasil”, a Marcha terá concentração na Praça do Buriti, a partir das 9h. Os fiéis vão percorrer a Esplanada dos Ministérios até a Praça dos Três Poderes, onde estão programados shows do cantor Davi Sacer e de outros artistas locais.

De projeto local a nacional
No PDT, cresce a torcida para que a senadora Leila Barros (PDT-DF) seja lançada como vice na chapa de Ciro Gomes. A avaliação é de que Leila é um nome forte e reúne qualidades para o posto, sendo uma das melhores opções internas. Mas Leila é pré-candidata ao Palácio do Buriti. Teria de desistir desse projeto local.

Possibilidade
Um dos nomes cotados para concorrer ao Senado pelo União Brasil é o da atriz Maria Paula Fidalgo, integrante do extinto programa Casseta & Planeta.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás