Polarização nacional pode influenciar eleições no DF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A coordenação da campanha de Lula subestimou a popularidade do ex-presidente na capital do país. A pesquisa Opinião Política, que o Correio publica na edição de hoje, mostra que Lula e Bolsonaro estão empatados na preferência do eleitorado do Distrito Federal, com certa vantagem para o petista que está à frente do adversário. A direção do PT incluiu o DF entre as unidades da federação em que há necessidade de virada, como Acre, Roraima, Rondônia, Santa Catarina. Pelo que indica a pesquisa, o DF será uma área em que Lula poderá ajudar a eleger candidatos que se identificarem com sua bandeira e com discurso antagônico ao de Bolsonaro.

Bolsonaro perdeu eleitores no DF
Da mesma forma, o presidente Jair Bolsonaro poderá influenciar no resultado das eleições de candidatos afinados com o discurso conservador e anti-petista. Mas ele perdeu espaço no DF. No segundo turno, Bolsonaro venceu em todas as zonas eleitorais do DF. No geral, obteve 69,99% dos votos válidos contra o petista Fernando Haddad. Claro que ainda há uma campanha pela frente e muitos embates. Mas a foto do momento indica que a vantagem eleitoral não existe mais.

Equilíbrio na polarização
Numa eleição tão polarizada nacionalmente, surge um problema para os candidatos a cargos majoritários que precisam conquistar votos de eleitores de Bolsonaro e de Lula. O deputado distrital Leandro Grass (PV) vai fazer campanha colado em Lula, torcendo para chegar ao segundo turno com um adversário totalmente identificado com Bolsonaro. Mas outros candidatos vão preferir a neutralidade. Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apoiar uma candidatura neutra, como a da senadora Simone Tebet (MDB-MS) é o paraíso.

Martelo batido
Os presidentes do PT, Jacy Afonso; do PV, Eduardo Brandão; e do PCdoB, João Vicente Goulart, divulgaram uma nota ontem para reforçar a decisão de lançar o deputado distrital Leandro Grass ao governo do DF nas próximas eleições. Também está definido que a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro) será a candidata ao Senado. Falta definir o vice ou a vice.

Canal aberto

O governador Ibaneis Rocha vai receber a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepo) na próxima quarta-feira, para tratar da recomposição salarial dos policiais civis do DF. O encontro foi marcado após a realização de um ato em que a categoria solicitou apoio do governador para que faça interlocução com o governo federal para que o pleito destrave no Ministério da Economia. A proposta de Ibaneis de recomposição salarial das forças de segurança do DF foi assinada e enviada à União em março. Até o momento, não houve decisão sobre o encaminhamento e o prazo termina para a autorização do reajuste termina em 30 de junho, por ser ano de eleições.

Agora vai
O deputado distrital Reginaldo Veras (PV) marcou para 23 de junho um evento de lançamento da pré-candidatura a deputado federal. Será o início oficial da pré-campanha, com prestação de contas do mandato em Taguatinga.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás