Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Os presidentes dos sindicatos da Polícia Civil se licenciaram para entrar em campanha. Alex Galvão, do Sinpol, está no Podemos e vai concorrer a uma vaga de deputado distrital. Rafael Sampaio (PL) se afastou do Sindepo para mergulhar na pré-candidatura a deputado federal. Galvão será substituído pelo agente aposentado Enoque Venâncio. O delegado Marcelo Portela assume no lugar de Sampaio.
Vai longe a disputa na federação PSDB-Cidadania. O presidente do PSDB, Bruno Araújo, tem garantido ao senador Izalci Lucas (PSDB-DF) que ele será o candidato do grupo ao governo do DF. Mas o presidente do Cidadania, Roberto Freire, assegura que a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) estará numa chapa majoritária. Ou seja, será vice ou candidata ao Senado, e ela só topa ir com Reguffe (UB-DF). Freire gravou um vídeo ao lado de Paula com a garantia de que os planos da deputada vão vingar. “Nós, do Cidadania, estamos tendo protagonismo e, com a federação, teremos protagonismo ainda maior”, disse Freire.
Valorizando institutos que promovem estudos
A Proposta de Emenda à Constituição que torna o Inep, o IBGE e o Ipea instituições permanentes de Estado foi aprovada ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. De autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), a PEC 27/21 tem como objetivo preservar as entidades responsáveis pela produção das estatísticas nacionais das ingerências políticas e descontinuidade administrativa. Agora, o texto segue para análise do Plenário do Senado. O relator, senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), incluiu o CNPq e a Capes no rol de entidades que também serão alçadas à condição de instituições de Estado.
Senado homenageia Murilo Badaró
O Senado aprovou ontem projeto de lei que denomina Estrada Senador Murilo Badaró o trecho rodoviário da BR-367 que faz a ligação de pouco mais de 100km entre os municípios de Minas Novas e Araçuaí, em Minas Gerais. O relatório foi apresentado pelo relator ad hoc, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. “Homenagem singela e justa ao grande político mineiro que foi o senador Murilo Badaró. Ele conhecia os 853 municípios de Minas Gerais”, disse Pacheco. Murilo Badaró foi deputado estadual, deputado federal, senador, advogado, escritor e orador. O projeto segue, agora, para sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…
Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…
Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…
Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…
Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…
A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…