Parlamentares do PT lançam pré-candidatura de Rosilene ao Senado

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Os parlamentares do PT do Distrito Federal — Erika Kokay, Arlete Sampaio e Chico Vigilante — anunciaram ontem que, acatando a decisão da cúpula do partido, passam agora a defender a pré-candidatura da diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro) Rosilene Corrêa para o Senado. “É certo que ainda consideramos sua pré-candidatura a mais competitiva para disputar e derrotar Ibaneis. Mas, ao mesmo tempo, entendemos a necessidade de realizar composições para alcançar nosso objetivo principal: eleger Lula presidente”, dizem na nota. Mas, como a decisão da campanha de Lula, é pelo apoio à pré-candidatura do deputado Leandro Grass (PV), eles lançam o nome de Rosilene ao Senado. “Defendemos a sua pré-candidatura para o Senado por entendermos que o seu nome aglutina o PT, agrega melhor o campo progressista no DF e, principalmente, expressa o empoderamento político das mulheres, que será um fator determinante nessas eleições”, acrescentam.

PT sendo PT
Adversários na disputa pela candidatura ao Governo do DF, Geraldo Magela e Rosilene Corrêa agora estão no embate para integrarem a chapa na corrida ao Senado.

Pré-candidatura em Goiás

Chefe da Casa Civil do governo Arruda e secretário de Desenvolvimento Social no primeiro ano de gestão de Ibaneis Rocha, Eduardo Zaratz está atuando na política em Goiás e no Entorno. Agora é um dos pré-candidatos do PTB a deputado federal pelo estado.

Em defesa da mulher
O PL colocou no ar as inserções da deputada Flávia Arruda. Desde o início da semana, a pré-candidata ao Senado aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro e em atuação no Congresso, com um discurso de defesa da mulher.

Aposta do Boulos
Guilherme Boulos, principal líder do PSol, esteve ontem em Brasília para duas atividades: lançamento do seu livro Sem Medo do Futuro e da pré-candidatura de Raphael Sebba à Câmara dos Deputados. Em entrevista ao programa CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília, Boulos disse que Sebba é uma das apostas importantes do PSol para a bancada do partido no Congresso.

Keka vai até o fim
Sobre a pré-candidatura de Keka Bagno ao Palácio do Buriti, Guilherme Boulos disse que não tem volta nem negociação. O PSol, segundo ele, precisa se apresentar nos estados e já abriu mão de candidatura presidencial para apoiar Lula no primeiro turno e de lançá-lo na disputa ao governo de São Paulo. O partido deve apoiar o segundo projeto mais importante do PT, a eleição de Fernando Haddad.

Na OAB-DF, quem quiser ser candidato terá de deixar o cargo
Por meio de resolução, a OAB-DF determinou que todos os conselheiros que pretendam se candidatar nas próximas eleições tomem a iniciativa de renunciar aos cargos, sob pena de abertura de procedimento apuratório de eventual falta de ética, a partir do momento que se declararem pré-candidatos. O prazo para afastamento é até sexta-feira. A resolução, assinada pelo presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, estabelece também que fica proibido usar a ordem para atos políticos ou para declarar apoio a alguma candidatura.

Colaboração para o programa de campanha
O ex-governador Rodrigo Rollemberg, o superintendente regional do Sebrae, Valdir Oliveira, e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, tiveram um encontro ontem para discutir as eleições. Siqueira convidou Valdir — que está filiado ao PSB — para colaborar no programa do partido voltado às pequenas e micro empresas, foco do Sebrae. Por enquanto, nada de candidaturas.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás