congresso_PSB

Pré-candidatos ao Buriti buscam apoio nacional para liderar chapa

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A cinco meses das eleições, os partidos de oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB) seguem em discussão sobre a escolha do candidato ou da candidata que deverá enfrentar o projeto de reeleição. O congresso da autorreforma do PSB, que está sendo realizado em Brasília, reuniu possíveis aliados locais. Pré-candidato do partido ao governo, Rafael Parente esteve com o ex-presidente Lula e com o provável vice na chapa nacional, Geraldo Alckmin. Teve oportunidade para se apresentar como alternativa. O deputado distrital Leandro Grass (PV) também esteve no encontro dos socialistas. Ele é o nome do PV para o Palácio do Buriti. Falta, no entanto, a definição sobre quem será o cabeça da chapa.

Debate continua
Enquanto Rafael Parente busca apoio da campanha de Lula para sua pré-candidatura, a federação formada pelo PT-PV-PCdoB ainda não chegou a um consenso, e as conversas devem continuar, pelo menos, até o fim do mês. O PV apresenta Leandro Grass, e o PT tem dois pré-candidatos, Rosilene Corrêa e Geraldo Magela. Além deles, o PCdoB lançou o presidente regional, João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, como pré-candidato. Ele, no entanto, tem menos chance de ser escolhido nas negociações.

Sem imposição
O presidente do PV-DF, Eduardo Brandão, tem conversado há meses com dirigentes do PT. Apesar de uma boa sinalização nacional para Leandro Grass, Brandão diz que não busca uma solução de cima para baixo. “Unidade tem de ser construída na base. Não acreditamos em unidade imposta”, afirma o dirigente local, que também é vice-presidente nacional do PV. “Vamos chegar juntos a uma chapa competitiva”, acredita.

Engajamento
Um dos fundadores do PV, Eduardo Brandão já foi aliado do PT, do PSB e do PCdoB em outras eleições. Conhece os partidos e sabe que a chapa ao governo precisa ter apoio dos dirigentes e da militância locais para que haja engajamento na campanha.

Evidências da pandemia

Ao negar um pedido de indenização em ação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a juíza Sandra Cristina Candeira de Lima, da 6ª Vara de Fazenda Pública do DF, foi contundente: “A alegação de falta de evidências científicas para a fundamentação dos atos administrativos parte da idealização de uma teoria da negação, porque implica cerrar os olhos ao fato notório, que processualmente independe de prova (artigo 374, inciso I do CPC), e que vinha se fazendo sentido na própria pele pelas mortes aos milhares”. Ou seja, a prova de que o fechamento dos bares e restaurantes era necessário ficou evidente pelo número de mortes em decorrência da covid-19.

Posse inclusiva
O TRE-DF passou a contar, desde ontem, com duas intérpretes de Libras. Elaise Messias e Marina da Silva foram cedidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para a solenidade de posse dos novos desembargadores substitutos do TRE-DF: Nilsoni de Freitas Custódio, João Egmont Leoncio e Neviton Guedes. A Corte prepara a contratação de uma empresa para prestar o serviço a deficientes auditivos. São cerca de 90 mil no DF.

Inscrições até amanhã
Termina amanhã o prazo para inscrição na quarta edição do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia. São quatro categorias. Inscreva-se em www.olharbrasilia.com.

Coração…
Com projeto social há mais de 10 anos em Ceilândia, a presidente do Instituto do Carinho, Ana Laura Toffano Mazzei, recebeu, ontem, o título de cidadã honorária de Brasília.

…Brasiliense
Natural de Jaú (SP), veio para a capital federal em 1998 e, de lá para cá, mantém, com o marido, dois abrigos para crianças em situação de vulnerabilidade, sendo um deles direcionado a crianças com síndromes raras e necessidade de home care. Iniciativa do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*