ibaneis_entrevista

Ibaneis deixa claros alguns pontos da corrida pela reeleição

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) deixou alguns pontos claros sobre as próximas eleições, durante entrevista ao programa CB.Poder, que foi ao ar ontem. Ele é realmente candidato à reeleição em uma frente ampla de partidos.
A movimentação já evidenciava essa pretensão. Mas agora Ibaneis foi incisivo. Disse que gosta de desafios e que sente o apoio da população nas ruas. Há dois anos, Ibaneis afirmou ao Correio, em entrevista, que não colocaria seu nome
numa disputa se sentisse a rejeição nas ruas.

Palanque para Bolsonaro
Na entrevista, Ibaneis disse que o presidente Jair Bolsonaro terá palanque garantido no DF porque em sua chapa há vários partidos da base bolsonarista, como o PP, PL e o Republicanos. E afirmou que entre Lula e Bolsonaro, estará com o presidente. Mas se a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) vingar, Ibaneis ficará neutro na briga entre petistas e bolsonaristas. Este, para ele, seria o melhor cenário, segundo avaliam aliados.

Sem brigas com Reguffe
Ibaneis não fez críticas ao senador José Antônio Reguffe (UB-DF), potencial adversário nas próximas eleições. Na verdade, fez elogios. Deixou o embate para a campanha ou não acredita na candidatura de Reguffe e conta no mínimo com a neutralidade dele em relação a seu mandato.

Vice no final
A escolha do vice ou da vice na chapa de Ibaneis à reeleição não depende apenas da vontade de Ibaneis, embora evidentemente ele tenha poder de veto e da palavra final. O governador disse que a escolha passa por uma composição política. Segundo aliados, essa decisão será tomada nos últimos minutos do jogo. Quando um nome for escolhido outros serão contrariados. Melhor adiar este momento.

Reajustes iguais para todos
Sobre o reajuste das forças de segurança, o governador Ibaneis Rocha garantiu para encerrar as dúvidas: a recomposição é igual para civis e militares. A diferença ocorre porque as carreiras diferem e os salários líquidos são calculados de forma diversa. Mas para os reajustes entrarem nos contracheques falta o envio pelo presidente Bolsonaro da proposta ao Congresso e a aprovação.

Aliados
Ao discursar ontem na troca do comando da PM, o vice-governador Paco Britto (Avante) deixou propositalmente a citação a José Roberto Arruda para o final, depois de ler todos os nomes das autoridades presentes. Disse que a intenção era prestar uma homenagem especial ao ex-governador como “amigo da PM”. Paco conta com o apoio do casal Arruda para permanecer como vice na chapa de Ibaneis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*