Via Sacra de Planaltina também é palanque para políticos

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Muitos políticos participaram da festa da Via Sacra de Planaltina, evento que reúne milhares de pessoas todos os anos. O empresário Paulo Octávio, presidente do PSD-DF, almoçou com os atores da encenação da paixão de Cristo. Também passaram por lá o vice-governador Paco Britto (Avante), a deputada Celina Leão (PP-DF), o ex-deputado Tadeu Filippelli e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Abrantes vai se submeter a cirurgia
Frequentador há anos da Via Sacra de Planaltina, o deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD) não participou da festa religiosa neste ano. O político que ficou conhecido por representar Cristo na tradicional encenação da Semana Santa sofreu um acidente de moto na noite de quinta-feira e está no hospital Sírio-Libanês. No acidente, Abrantes sofreu uma lesão e hoje será submetido a uma cirurgia na coluna cervical. “Estou muito confiante em Deus e nos médicos que ele colocou na minha vida”, disse o distrital.

Paula Belmonte diz que, no DF, maioria é do Cidadania
A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) explica que o Cidadania tem a maioria do colegiado da federação no DF. Segundo a deputada que pretende concorrer ao Senado, o estatuto da Federação é claro em relação à formação do colegiado. “O que será determinante são os votos para deputados federais em cada unidade federativa. Tanto o artigo 17º como o 18º falam que na formação do colegiado será respeitada a votação dos deputados federais. No caso do DF, o Cidadania tem esta prioridade”, afirma. E acrescenta: “No Brasil inteiro, o Cidadania terá somente quatro lugares com esta maioria. O DF é um deles. Nos demais 23, pelo critério objetivo estatutário, a maioria será do PSDB”.

Ação rápida
Vários políticos se solidarizaram ontem com o brutal ataque ao jornalista Gabriel Luiz, ocorrido no Sudoeste, que deixou a cidade assustada e sentindo-se insegura. O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi um que se manifestou. “Ao mesmo tempo em que torço por sua plena recuperação, quero agradecer o empenho da equipe do Corpo de Bombeiros do DF, que prontamente atendeu a ocorrência; aos servidores do Hospital de Base/Iges DF, pela dedicação no atendimento diante da situação tão delicada; e à Secretaria de Segurança Pública, que em questão de horas localizou os suspeitos pelo crime”, disse Ibaneis. A Polícia Civil do DF agiu rapidamente e reduziu o desgaste do governo na área de segurança.

Força, Gabriel
A coluna se solidariza com o jornalista Gabriel Luiz, editor do DFTV, e torce pela recuperação rápida e total. Brasília precisa de você, Gabriel!

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás