Via Sacra de Planaltina também é palanque para políticos

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Muitos políticos participaram da festa da Via Sacra de Planaltina, evento que reúne milhares de pessoas todos os anos. O empresário Paulo Octávio, presidente do PSD-DF, almoçou com os atores da encenação da paixão de Cristo. Também passaram por lá o vice-governador Paco Britto (Avante), a deputada Celina Leão (PP-DF), o ex-deputado Tadeu Filippelli e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Abrantes vai se submeter a cirurgia
Frequentador há anos da Via Sacra de Planaltina, o deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD) não participou da festa religiosa neste ano. O político que ficou conhecido por representar Cristo na tradicional encenação da Semana Santa sofreu um acidente de moto na noite de quinta-feira e está no hospital Sírio-Libanês. No acidente, Abrantes sofreu uma lesão e hoje será submetido a uma cirurgia na coluna cervical. “Estou muito confiante em Deus e nos médicos que ele colocou na minha vida”, disse o distrital.

Paula Belmonte diz que, no DF, maioria é do Cidadania
A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) explica que o Cidadania tem a maioria do colegiado da federação no DF. Segundo a deputada que pretende concorrer ao Senado, o estatuto da Federação é claro em relação à formação do colegiado. “O que será determinante são os votos para deputados federais em cada unidade federativa. Tanto o artigo 17º como o 18º falam que na formação do colegiado será respeitada a votação dos deputados federais. No caso do DF, o Cidadania tem esta prioridade”, afirma. E acrescenta: “No Brasil inteiro, o Cidadania terá somente quatro lugares com esta maioria. O DF é um deles. Nos demais 23, pelo critério objetivo estatutário, a maioria será do PSDB”.

Ação rápida
Vários políticos se solidarizaram ontem com o brutal ataque ao jornalista Gabriel Luiz, ocorrido no Sudoeste, que deixou a cidade assustada e sentindo-se insegura. O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi um que se manifestou. “Ao mesmo tempo em que torço por sua plena recuperação, quero agradecer o empenho da equipe do Corpo de Bombeiros do DF, que prontamente atendeu a ocorrência; aos servidores do Hospital de Base/Iges DF, pela dedicação no atendimento diante da situação tão delicada; e à Secretaria de Segurança Pública, que em questão de horas localizou os suspeitos pelo crime”, disse Ibaneis. A Polícia Civil do DF agiu rapidamente e reduziu o desgaste do governo na área de segurança.

Força, Gabriel
A coluna se solidariza com o jornalista Gabriel Luiz, editor do DFTV, e torce pela recuperação rápida e total. Brasília precisa de você, Gabriel!

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás