rafael_sampaio Crédito: ADPJ/Divulgação

Rafael Sampaio: “Os militares continuam ganhando mais do que os civis”

Publicado em Sem categoria

À Queima-roupa // Rafael Sampaio, presidente do sindicato dos delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo-DF)

por Ana Maria Campos

Existe uma polêmica sobre o reajuste das forças de segurança, apontada por associações que representam policiais e bombeiros militares. Você acompanhou as negociações. Há mesmo uma diferença entre o reajuste dos civis e militares?
Houve um alinhamento dos salários líquidos dos civis e militares. Há diferenças por opções dos comandos das forças, para ajustes de distorções que já existiam. Um perito contador fez uma tabela com os líquidos que mostra esse alinhamento.

Policiais civis vão ganhar mais que os militares?
Não. Pelo contrário, os militares continuam ganhando mais do que os civis. Em relação aos delegados e oficiais, por exemplo, um coronel continua ganhando mais que um delegado no fim da carreira, mas são diferenças insignificantes e não vamos fazer confusão por isso. Nos causa estranheza eles fazerem essa confusão ganhando mais. Pedem equiparação, mas ganham mais. Não estão sendo coerentes.

Por que essa polêmica? Acredita que é decorrente do embate eleitoral?
Não tenho dúvida. Você tem militares que participaram da construção e outros que não, todos candidatos. Os que não participaram questionam os números, os que participaram confirmam que há alinhamento salarial líquido entre as forças. Nós achamos lamentável essa confusão. Ninguém ganha com isso.

Esse debate atrasa o reajuste?
O processo está andando. Tenho acompanhado de perto. Até agora essa confusão me parece que está somente no campo das argumentações. Espero que não atrapalhe o processo.

Acredita que o presidente Jair Bolsonaro vai autorizar o reajuste das forças de segurança do DF?
Acredito. O presidente já manifestou que respeita a autonomia do DF. Isso ficou claro em 2020, quando saiu a recomposição de 8%, e cremos que manterá essa posição.

6 thoughts on “Rafael Sampaio: “Os militares continuam ganhando mais do que os civis”

  1. Companheiro vamos fazer o seguinte, equipara tudo, passamos para subsidio, com promoção automática e chegando ao teto com 13 anos, dessa forma acaba discurso e podemos juntos combater as organizações criminosas com mais galhardia, e prevenir para que não cresça a incidência de crimes, principalmente contra vida, pois está só temos uma.

  2. Por que só olhou o lado doa oficiais? Esqueceu que na PMDF a grade maioria é praça? Não vai comparar o salário dos praças com o dos agentes?

  3. Certeza? Coloco meu contracheque para mostrar que você está errado! Se eu ganhar mais que um civil eu pago o churrasco!bora??? Vou para Dez anos de casa! Vamos comparar????

  4. O delegado fala com desconhecimento talvez porque seja recruta de polícia (ingressou em 2006), não conhece a “verdadeira” história entre a PMDF e PCDF, ou talvez possa conhecer atravéz dos policiais mais antigos.

    Desde 1988 quando Governador Roriz assumiu o DF a PCDF foi “adotada” como filha única entre as forças de segurança do Distrito Federal. Desde então a PCDF conquistou várias demandas importantes, deixando a PMDF para trás anos luz em TUDO, principalmente no quesito SALÁRIO.

    Para se ter idéia um Agente da PCDF chegava a ganhar quase 3 vezes que um soldado da PMDF e o delegado quase duas vezes que um oficial.

    Após saída de Roriz e a chegada de Arruda, as coisas começaram “novamente” a se alinhar.

    Vale ressaltar que a PCDF “optou” por receber por SUBSÍDIO e a PMDF não ok?

    Então se estão passando sufoco é culpa tão somente de seus representantes e não da PMDF.

    Portanto delegado, tente apenas se ater aos anseios de sua instituição não se esquecendo de qualquer percentual que for concedido às forças de segurança OBRIGATORIAMENTE devem ser IGUAIS, lembrando sempre que quem escolheu receber por subsídio foi a PCDF, a PMDF não tem nada a ver com as escolhas que a PCDF teve há anos atrás através de seus sindicatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*