José Humberto Pires se firma como o homem das obras

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Toda eleição surge a expectativa de que José Humberto Pires será candidato. Dessa vez, veio a aposta de que ele concorreria como vice, senador, deputado… Qualquer coisa. Mas o secretário de Governo fica onde está, trabalhando ao lado de Ibaneis Rocha (MDB) no Executivo. Foi um pedido expresso do governador. Nesta sexta-feira, Ibaneis reunirá a equipe — secretários, administradores e presidentes de empresas — para dizer que José Humberto é o cara em quem confia para tocar o governo, as obras e os programas nestes próximos meses em que estiver dividido entre a gestão e a campanha à reeleição.

Presidente do PSDB garante pré-candidatura de Izalci

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) ouviu do presidente nacional de seu partido, Bruno Araújo, que não há chance de a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) assumir o controle dos dois partidos no DF que fecharam uma federação. “Primeiro que os acordos são políticos. A gente não vai deixar uma deputada federal se sobrepor a um senador da República”, disse Bruno. “Segundo, vale a votação que o partido teve nas eleições (de 2018) e a votação de senador é muito maior que a deputada federal”, explicou. Além de presidente do PSDB, Bruno Araújo é o presidente da federação. Foi uma resposta à tentativa de Paula Belmonte de costurar uma aliança em que seja candidata ao Senado ao lado do União Brasil, tendo o senador José Antônio Reguffe como o nome para o Buriti. Izalci não abre mão de sua pré-candidatura ao governo.

Agora é com o plenário
Deve ir hoje (6/4) ao plenário do Senado as indicações da OAB para vagas da entidade no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A CCJ do Senado aprovou os nomes dos advogados Rodrigo Badaró (foto) e Rogério Varela, com 26 votos favoráveis e uma abstenção. Badaró é de Brasília e Varela, da Paraíba.

Encontro com Lula para reafirmar pré-candidatura
Depois de ter a pré-candidatura lançada e desautorizada pela cúpula do PT, a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa esteve em reunião da direção nacional da CUT nesta segunda-feira com Lula. Ela foi ao encontro do ex-presidente para tentar fazer valer a decisão do diretório regional do PT que lançou seu nome na corrida ao Palácio do Buriti. Mas Lula voltou a dizer que os palanques regionais dependem de uma composição com os partidos aliados, especialmente os da federação: PV e PCdoB.

Prioridade do PV
No momento em que o PT Nacional desautorizou candidatura do PT-DF ao governo, o deputado distrital Leandro Grass (PV) esteve ontem com o vice-presidente nacional do partido, deputado José Guimarães (PT-CE), para reafirmar disposição de representar a federação PT-PV-PCdoB no DF. Estava acompanhado do presidente do PV-DF, Eduardo Brandão, que é também vice-presidente nacional do partido. Brandão disse que a candidatura no DF é prioridade do PV.

Parceiros no PSB
O superintendente regional do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, se filiou no fim de semana ao PSB. Na tarde de ontem, ele se encontrou com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para uma avaliação do cenário político. Os dois têm um passado no PSDB. De Valdir, bem mais distante. Mas ao contrário de Alckmin que está com um pé na chapa de Lula, como candidato a vice-presidente, Valdir ainda não sabe se participará como candidato das próximas eleições no DF.

Homenagem
O advogado Cláudio Lima, assessor jurídico da Câmara dos Deputados, recebeu a Láurea de Agradecimento do Conselho Federal da OAB pela atuação e comprometimento com as causas democráticas e com o direito de defesa. Ele é membro do IADF (Instituto dos Advogados do DF) e especialista em Parlamento e Direito pelo CEFOR (Universidade da Câmara dos Deputados).

Combate à intolerância
Projeto em tramitação na Câmara Legislativa torna obrigatório a restaurantes, bares e estabelecimentos similares, que oferecem frutos do mar, amendoim e castanhas, a dispor aos consumidores de uma caixa de anti-histamínico, em local visível e adequado, para casos de emergências alérgicas. O descumprimento pode acarretar em multas. A proposta é do deputado Fernando Fernandes (Pros).

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás