ANA MARIA CAMPOS
A deputada federal Paula Belmonte (DF) acertou a permanência no Cidadania nas eleições deste ano. O acordo, fechado com o presidente nacional, Roberto Freire, prevê liberdade para Paula definir sua participação na disputa em cargo majoritário.
Paula quer ser candidata ao Senado em aliança com o senador José Antônio Reguffe (União Brasil-DF). “É com muita honra e entusiasmo que, com o apoio da direção nacional, permaneço no Cidadania para lançar minha pré-candidatura ao Senado e fazer parte de um grupo, com o senador Reguffe à frente, na disputa pelo GDF, que vai resgatar Brasília e tratar nossa população com respeito e dignidade”, disse Paula Belmonte ao Correio.
O Cidadania fechou uma federação com o PSDB e a aliança prevê, em ata, qual partido terá o protagonismo em cada unidade da federação. Pelo acordo, o estado que tiver reunido mais votos para deputado federal em 2018 terá essa prerrogativa.
No caso do Distrito Federal, o Cidadania tem essa vantagem. Por isso, Paula Belmonte, que deverá assumir a presidência do partido e tem trabalhado na construção de um grupo em torno da candidatura de Reguffe ao governo, poderá optar pelo Senado.
Paula esteve ontem (29) com Freire e com o ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF), para consolidar seu projeto. A decisão final, no entanto, será sacramentada nas convenções partidárias no fim de julho.
E Izalci?
Esse arranjo atropela a pré-candidatura do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) ao Palácio do Buriti. Ele afirma que estará com Paula e com Reguffe nas eleições, mas a distribuição dos cargos na chapa ainda será definida. “Temos até as convenções, no fim de julho, começo de agosto, para escolher quem será o quê”, diz o tucano. “Mas estaremos juntos”, acredita.
Fotos: Divulgação/Cadu Gomes