eixo_22

Rogério Rosso e Fernando Marques acertam filiação ao PP

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Candidato ao Palácio do Buriti em 2018, o ex-deputado Rogério Rosso assina amanhã (23/2) a ficha de filiação ao PP. Entra como pré-candidato à Câmara dos Deputados, ao lado de Fernando Marques. Dono da União Química, que é responsável pela produção no Brasil da vacina russa Sputnik V, Marques quer concorrer ao Senado. O partido terá também como candidatos a federal a deputada Celina Leão, que hoje preside o partido no DF, e o ex-deputado Roney Nemer. “Vamos ajudar o Progressistas a construir um programa nacional e para o DF na área de geração de empregos, renda, tecnologia, inovação e construir uma política tanto para o DF quanto para o Brasil de crescimento econômico”, disse Rosso. A filiação ocorrerá em clima de festa organizada pelo partido conduzido nacionalmente pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Pequenos e microempresários declaram apoio a Ibaneis e a Paulo Octávio

Com a promessa de atender reivindicações do setor produtivo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu ontem o apoio à reeleição declarado pelo presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal e Entorno (Famicro), Eudaldo Alencar. Ele esteve ontem no Palácio do Buriti, acompanhado do empresário Paulo Octávio e de representantes do micro e pequeno empresário nas cidades do DF. Um dos pedidos da categoria é que seja criado o Na Hora Empresarial, um canal de atendimento rápido e eficiente para soluções de problemas e criação de empresas no DF. Os empresários declararam também apoio à pré-candidatura de Paulo Octávio (PSD) ao Senado.

Porta-voz de boas notícias para a Polícia Civil do DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) topou gravar ao lado do deputado Luís Miranda (DEM-DF) um vídeo no momento da sanção dos projetos aprovados pela Câmara Legislativa que beneficiam policiais civis. Ibaneis aprovou integralmente o auxílio-uniforme e o aumento do auxílio-alimentação da categoria. Miranda distribuiu o vídeo nas redes sociais com a boa notícia para a Polícia Civil do DF.

Com um olho em São Paulo e outro no DF
O deputado Luís Miranda (DEM-DF) tem flertado com o Republicanos de São Paulo, numa possível dupla mudança: de partido e de domicilio eleitoral. Mas mantém um trabalho para conquistar eleitores no DF.

Com Bolsonaro no jogo, palanque no DF será reforçado
Ao analisar a pesquisa CNT, divulgada ontem, fica claro que o presidente Jair Bolsonaro está no jogo, apesar de muita gente apostar na vitória de Lula no primeiro turno. Para o DF, fica um sinal de que Bolsonaro terá um palanque na disputa ao Buriti. Precisa de apoio nos estados e também terá condições de ajudar aliados. Resta saber se o candidato de Bolsonaro será o governador Ibaneis Rocha (MDB) ou a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Flávia Arruda (PL). Ou os dois.

Aposta na bancada
Depois que a candidatura de Rodrigo Pacheco ao Palácio do Planalto não vingou, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, agora tenta atrair para o partido o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, hoje no PSDB. A ideia é lançar um puxador de votos para eleger uma boa bancada na Câmara dos Deputados. Kassab é ambicioso: acredita que conseguirá 80 deputados. Assim, exercerá o poder no Executivo pelo Congresso. No DF, a aposta é André Octávio Kubitscheck.

A pergunta que não quer calar….
O carnaval vai provocar uma nova onda de covid-19?

Lançamento de candidatura de Contarato afasta PSB e PT
Lançamento da pré-candidatura do senador Fabiano Contarato (PT) ao governo do Espírito Santo, ocorrido ontem, mostra como é tensa a negociação entre PT e PSB em torno de uma federação. No estado, o PSB tem uma de suas prioridades: reeleger o governador Renato Casagrande. O PT já se recusou a retirar a candidatura de Fernando Haddad em São Paulo e apoiar Márcio França (PSB). Esses passos atrapalham a aliança nacional. Pode ser que, no Espírito Santo, seja um blefe. Mas demonstra a dificuldade na possível união.

Acordo em voo cego
A maior dificuldade para formação das federações é o impacto nas eleições municipais. Como acertar um casamento com prazo mínimo de quatro anos sem pensar no que pode acontecer em 2024? Municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belo Horizonte, principalmente, são estratégicos. Os acordos devem levar em conta os planos de longo prazo, mas com uma dificuldade: a conjuntura política mudará a depender de quem ganhar a eleição para a Presidência da República e a disputa nos estados.

Bessa discute aumento da PCDF
O deputado Laerte Bessa (PL-DF) esteve ontem com o governador Ibaneis Rocha para tratar do reajuste da Polícia Civil, que deve ficar na casa dos 10%. “Estive hoje (ontem) pela manhã com o governador juntamente com Paulo Octávio e ele confirmou que é a favor do aumento de 10% dos policiais e bombeiros, bastando apenas o referendo do presidente da República”, disse Bessa.

Despedida
Ex-diretor-geral da Polícia Civil, Laerte Bessa não deve concorrer a nenhum cargo nas próximas eleições. Conclui seu mandato em 31 de março, quando Flávia Arruda (PL-DF) reassumirá a cadeira na Câmara dos Deputados. Se sair, o reajuste da Polícia Civil, que precisa ser aprovado até 2 de abril, deve ser uma de suas últimas ações em benefício da categoria no Congresso.

Cortejada pelos partidos
Pelo menos três partidos estão de olho na secretária de Estado da Mulher, Ericka Filippelli, que anunciou desfiliação do MDB: PP, PTB e PSD. A avaliação é de que, pelo trabalho, sobrenome, empenho pessoal e ajuda do governador Ibaneis Rocha, Ericka poderá passar de 10 mil votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*