chic AFP

Taxas de mortalidade e letalidade por covid-19 caem no DF

Publicado em Eixo Capital

Da Eixo Capital

Levantamento da Codeplan, com base em dados estatísticos da Secretaria de Saúde do DF, comprovam que a vacinação realmente reduziu a gravidade da pandemia no Distrito Federal.

 

Na primeira onda, a taxa de mortalidade, que mede o número de mortes em relação à população, foi de 81,6 por 100 mil habitantes. Já a de letalidade, que afere quantas pessoas chegaram a óbito entre as que desenvolveram a doença, foi de 1,6%.

 

Na segunda onda, a mortalidade chegou a 106,2 e a letalidade, 3,2%. Agora, com a ômicron, os números são bem diferentes: 2,6 e 0,1% respectivamente.

 

Os hospitais estão lotados porque o número de contaminações é alto, mas proporcionalmente menos pacientes perdem a vida.

 

Vacinação muda
Na avaliação do presidente da Codeplan, Jean Lima, os dados são autoexplicativos. “Somente com a vacinação da população é que vamos superar a pandemia da covid-19. Ano passado observamos o impacto da vacinação na economia, atingimos em dezembro de 2021 o menor índice de desemprego dos últimos seis anos. Agora, com a variante ômicron, apesar do número recorde de casos, a mortalidade é a menor registrada até o momento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*