Moro tem dificuldade de palanque até no Paraná

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A vida não está fácil para o ex-juiz Sergio Moro. O Podemos, seu partido, negocia aliança no seu estado, o Paraná, para a reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD), e do senador Álvaro Dias (Podemos-PR). Ou seja, a legenda de Moro terá palanque duplo: o próprio ex-juiz da Lava-Jato e o presidente Jair Bolsonaro, aliado de Ratinho.

Torcida contra e a favor
A negociação de Sergio Moro com o União Brasil tem dois entraves: ACM Neto e Ronaldo Caiado. O atual presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), que deve presidir o novo partido, é o principal entusiasta.

De repouso, de olho na TV

Depois de passar uma temporada internado no DF Star com sintomas graves de covid-19 em 2020, o vice-governador Paco Britto (Avante) está tirando de letra essa nova contaminação. Ele foi infectado com ômicron durante o período em que estava no exercício do governo. Mas está bem, sem febre, apenas com tosse e uma leve dor de garganta. Credita às três doses da vacina. No isolamento protocolar, está aproveitando para descansar e ver filmes e séries. Já viu Não olhe para cima. E gostou.

Os sem vacina
No Distrito Federal, 320 mil pessoas estão com a imunização contra covid-19 incompleta. A Secretaria de Saúde não tem registros do início da vacinação de quase 200 mil moradores do DF. Outros 120 mil também já poderiam ter recebido a segunda dose, mas ainda não compareceram a um local de vacinação. Os números foram apresentados, ontem, durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Saúde.

Vice
O Republicanos quer indicar o vice ou a vice na chapa de Ibaneis Rocha (MDB).

Agenda de candidato
O governador Ibaneis Rocha (MDB) está cumprindo agenda positiva. Hoje, estará em Ceilândia, para lançamento da ordem de serviço das obras de construção da Praça do Metrô.

Felipe Belmonte no PSC
O advogado Felipe Belmonte, que até recentemente integrava o projeto de criação do Aliança pelo Brasil, se filiou ao Partido Social Cristão (PSC) com a ficha abonada pelo presidente nacional da legenda, o ex-senador Marcondes Gadelha. A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), casada com o advogado, deve se filiar a outro partido. Assim, o casal terá o controle de duas legendas, meta para formar um grupo político.

A pergunta que não quer calar
Chico Buarque caiu no extremo do politicamente correto ao negar uma obra cujo teor nos dias atuais é considerada machismo, apostou no marketing ou mudou o seu olhar sobre a sociedade?

Siga o dinheiro

R$ 9.604.636,00 – Valor da emenda do deputado distrital José Gomes (PTB) destinada ao programa Brasília Iluminada em 2020

“A suspeição do Sr. Júlio Marcelo — decorrente da relação de amizade mantida com o ex-juiz Sergio Moro — deveria impedir que este atuasse no processo em análise, em face da dúvida sobre sua imparcialidade e/ou independência. Ressalto que não estou solicitando minha atuação nos autos.”
Subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU Lucas Furtado, no processo que investiga a contratação do ex-juiz Sergio Moro pela empresa Alvarez & Marsal

“Eu não tenho relação de amizade com o Sergio Moro, nem com ninguém da Alvarez & Marsal. Então, me sinto completamente isento para atuar no processo e só atuo porque fui sorteado. Não tenho interesse nenhum pessoal em atuar no processo para o qual eu não tenha sido sorteado, ao contrário do Lucas.”
Procurador do Ministério Público junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira, em entrevista ao Jota”Frase”

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás