ibane Gabinete Deputado Júlio Cesar Ribeiro/Divulgação

Universal confirma apoio à reeleição de Ibaneis

Publicado em Sem categoria
Universal confirma apoio à reeleição de Ibaneis
Um jantar na casa do deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF), na última terça-feira, sinalizou a confirmação do apoio da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para a reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB). Júlio César reuniu o coordenador político nacional da IURD, Bispo Alessandro Paschoall, o responsável pelo trabalho evangelístico no Distrito Federal, Bispo Wagner Negrão, o deputado distrital Martins Machado (Republicanos), o ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Bispo Vitor Paulo, o coordenador político da IURD/DF, Renato Junqueira, além do assessor e braço direito de Ibaneis, Marcelo Piauí. “Não posso falar pela Igreja, mas no meu entendimento, Ibaneis é o melhor governador que o DF já teve. Somos base do governo e por mim seguiremos juntos”, diz Júlio César.
Os candidatos da Igreja
A foto do jantar é um sinal também de quem são os candidatos a deputado da Igreja Universal deste ano: Júlio César para federal e Martins Machado, distrital.
Ausência
O governador Ibaneis Rocha estranhou a ausência do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, no jantar que reuniu representantes da Igreja Universal. E chegou a perguntar se ele não iria. Gilvan é um dos secretários mais próximos de Ibaneis e está na Igreja Universal há quase 30 anos.
Aposta
Gilvan Máximo também é do Republicanos e trabalha para se eleger deputado federal. Do primeiro escalão, é um dos poucos que assumiu pré-candidatura à Câmara dos Deputados. Empresário da construção civil e casado com a designer de jóias Miranda Castro, Gilvan tem uma boa relação com o setor empresarial e com outras igrejas. Um de seus aliados é o Bispo JB Carvalho, da Igreja Comunidade das Nações. É uma das apostas de Ibaneis.
Mais um concorrente
Na disputa por uma vaga de deputado federal, há outro concorrente considerado forte que representa evangélicos. É o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), da Igreja Sara Nossa Terra.
Keka Bagno apresenta sua pré-candidatura ao GDF pelo PSOL
Candidata a vice na chapa encabeçada pela professora Fátima Sousa em 2018, a assistente social Keka Bagno apresentou a sua pré-candidatura ao GDF. Ela tem o apoio declarado do deputado distrital Fábio Felix e de Talita Victor, a candidata a deputada federal mais votada do partido. Atualmente, Keka Bagno é conselheira tutelar em segundo mandato, tendo sido a mais votada do DF em 2019. Ela é sacerdotisa de umbanda, militante feminista, do movimento negro e também uma das liderança da campanha Despejo Zero. Em 2019, ganhou prêmio da Câmara Legislativa pela destacada atuação na área da infância e juventude. Ela afirma atender um chamado de mulheres, negras, povos de terreiro, LGBTI+ e das profissionais e usuárias das políticas de assistência social para trazer esses segmentos da população, as maiorias sociais, ao centro do debate político.
Mulheres no páreo
Mais duas advogadas registraram candidatura para a vaga de desembargador eleitoral substituto do TRE-DF na vaga da OAB. Além de Rosa Maria Garcia Lopes, estão no páreo Camila Hosken Cunha e Miriam de Fátima Lavocat Queiroz. E uma maioria masculina: Bruno Franco Lacerda Martins, Pedro Alves de Souza Filho, Afonso Assis Ribeiro, Rodrigo Pena Barbosa, Assis José Couto do Nascimento, Getúlio Humberto Barbosa de Sá, Guilherme Pupe da Nóbrega, Rogério Oliveira Anderson e Cleider Rodrigues Fernandes. O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) agora deverá eleger uma lista tríplice para encaminhar ao presidente Jair Bolsonaro.
No rastro das emendas
No rastro das investigações da Operação Tenebris, sobre o Brasília Iluminada, os promotores do Gaeco apuram supostas irregularidades também na tramitação das emendas parlamentares que destinaram os recursos para a realização da última edição do projeto de iluminação e ornamentação de Natal. No fim do ano passado, 17 deputados distritais remanejaram R$ 14 milhões em recursos para o projeto, sob a justificativa de que estavam atendendo a uma reivindicação da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*