Promotorias do DF estão em desalinho sobre vacina infantil

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Em contraponto às Promotorias de Defesa da Educação, as Promotorias de Defesa da Saúde do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fizeram uma recomendação à Secretaria de Saúde do DF: informe à população sobre a importância da vacinação infantil, esclarecendo a respeito da segurança, qualidade e eficácia dos imunizantes, os possíveis sintomas pós-vacinação e sua frequência de aparição, bem como as providências a serem adotadas na hipótese de aparecimento de reações.

Embate de promotorias
A medida é uma resposta à manifestação das promotoras Cátia Gisele Vergara e Márcia Rocha que fizeram uma recomendação anterior para que a Secretaria de Educação não utilize as escolas como locais de vacinação de crianças de 5 a 11 anos porque a aplicação das doses deve ser previamente autorizada pelos pais por se tratarem de “vacinas experimentais”. A recomendação da área de saúde é assinada por quatro promotores, Bernardo Barbosa Matos, Clayton da Silvia Germano, Hiza Maria Silva Carpina Lima e Marcelo da Silva Barenco. Eles deixam claro: “não se trata de autorização temporária de uso emergencial e/ou de caráter experimental”.

Prioridades do PSB

O Distrito Federal não parece ser prioridade do PSB na construção de alianças regionais para a negociação de apoio do partido à candidatura de Lula. No Twitter, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, registrou: “O PSB vai apoiar candidatos petistas na BA, SE, PI e RN. Temos palanque a oferecer no MA e AL. Há que se ter reciprocidade na construção da unidade política. Vamos iniciar com o PT uma rodada de reuniões nos Estados para aprofundar o debate sobre os nomes aos governos estaduais”. São Paulo, com Márcio França, Espírito Santo, em torno da reeleição de Renato Casagrande, e Pernambuco, com o sucessor de Paulo Câmara, estão entre as prioridades.

Na expectativa
Não significa, no entanto, que o PSB-DF não terá um representante próprio na corrida ao Palácio do Buriti. Rodrigo Rollemberg tem trabalhado pela candidatura de Rafael Parente, com quem se encantou. Mas tudo vai depender das negociações com os partidos que formarem uma federação com o PSB.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

9 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

10 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

10 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

10 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

10 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

10 meses atrás