Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
O presidente Jair Bolsonaro é contra a vacinação de crianças e a Anvisa diz que a imunização dos pequenos deve ocorrer para amenizar os efeitos da pandemia. Assim se divide o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). No que se refere à imunização de crianças contra covid-19, há um embate interno entre promotores e procuradores de Justiça. Enquanto integrantes da força-tarefa, liderada pelo procurador distrital dos direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, que acompanha ações da pandemia, defendem a aceleração da aplicação de doses para quem tem de 5 a 11 anos, duas promotoras de Justiça que atuam na defesa da educação, Cátia Vergara e Márcia Rocha, recomendam que o governo do DF não exija passaporte de vacina para o retorno das aulas presenciais na rede pública. Motivo: as promotoras tratam a vacinação de crianças como uma medida “experimental”. Elas destacam: “ambiente escolar não é adequado para tratamento de saúde e realização da imunização contra covid-19, notadamente quanto à necessidade de serem prestadas todas as informações na área de saúde, de forma clara, sobre os riscos e benefícios do uso do inoculante em fase experimental”. Neste caso, estão, como Bolsonaro, divergindo da Anvisa.
Quem pode ser contra o uso de máscaras, mesmo em locais abertos, quando o apetrecho é a medida mais básica para evitar a infecção por covid-19? Até a oposição elogiou o decreto do governador em exercício do DF, Paco Britto, de obrigar novamente o uso da proteção facial. Mas ainda tem gente que reclama de que a máscara incomoda ou faz mal para a saúde. Pode?
Opção pelo DF
Bolsonaristas acreditam que o Distrito Federal é uma das opções de Damares Alves, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para uma eventual candidatura neste ano. Ela tem feito comentários nas redes sociais sobre a disputa. Chegou a falar que gostaria de ser senadora ao defender mudanças no Código Penal que garantam penas mais pesadas para pedófilos. Mas, no DF, Bolsonaro já tem candidata ao Senado: a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda (PL).
Netinho será candidato a federal na Bahia
O cantor baiano Netinho decidiu disputar a eleição deste ano. Ele avisou ontem que é pré-candidato a deputado federal pela Bahia. “Eleito, serei um soldado de Jair Bolsonaro na Câmara e defenderei o povo baiano seguindo os valores de Deus, pátria, família e liberdade”, disse à coluna. Netinho que fez sucesso no Brasil com canções como Beijo na Boca e Milla é discípulo de Bolsonaro e muito amigo da deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Topou o convite que vem sendo reiterado há meses.
Sem disputa por espaço… Na areia
Um encontro inusitado ocorreu ontem na praia de Aruana, em Aracaju, entre o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o ex-deputado Alberto Fraga (DEM). Os dois foram adversários na última eleição na disputa ao Palácio do Buriti e disputarão novamente o eleitorado do DF na corrida à Câmara dos Deputados. Mas na areia do Nordeste tem espaço para todo mundo. Segundo Fraga, foi por acaso. “Tomamos cerveja juntos, tivemos uma boa conversa como adversários políticos, não somos inimigos”, disse Fraga. “Pense numa conversa boa”, completou Rollemberg.
Apostas
Sobre a campanha ao governo, a avaliação dos dois é de que o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) é o candidato mais forte da oposição.
Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…
Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…
Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…
Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…
Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…
A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…