Reguffe decide disputar o Buriti… mas falta anunciar a candidatura

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Começou 2022, e a pergunta no meio político do DF é: o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) será candidato ao Palácio do Buriti? Ele tem dito a todos os interlocutores que vai. Falta o anúncio. A possível aliança nacional entre Podemos e União Brasil em torno da eleição de Sergio Moro será positiva para Reguffe, que ganhará tempo de TV e fundo eleitoral.

Partida nem começou

Quanto mais Lula cresce nas pesquisas, mais difícil ficará para os potenciais aliados negociarem apoios. Como já ocorre em São Paulo. O presidente do PT, Luiz Marinho, diz que o partido não cederá a candidatura ao governo para apoiar Márcio França, do PSB. Mas o jogo ainda não está ganho.

Centro-Oeste liderou apreensão recorde de cocaína em 2021
O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) do Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou apreensão recorde de cocaína em 2021, um aumento de 125% se comparado ao ano anterior. Mais que dobrou. Ao todo, mais de 18 toneladas foram confiscadas. O prejuízo aos criminosos foi estimado em R$ 620 milhões, três vezes o verificado em 2020 — quando a perda para os traficantes foi calculada em R$ 200 milhões, com a apreensão de oito toneladas de cocaína. O Centro-Oeste foi a região com mais registros, cerca de 12 toneladas. E, em Mato Grosso, de uma única vez, foi interceptada uma carga com 1 tonelada da droga.

Poderoso
Com o controle sobre o Orçamento que ganhou de presente do presidente Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, ficou bem mais poderoso que o ministro da Economia, Paulo Guedes. Praticamente virou o chefe de Guedes. É a política se sobrepondo às contas públicas. É o Centrão mais forte do que os bolsonaristas tradicionais.

Manda quem pode…
Quem pegou o Diário Oficial da União nesta manhã começou a leitura achando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, conquistava mais poderes com o decreto que lhe delega 10 competências. Todas relacionadas ao Orçamento de 2022. Mas, no fim, a realidade dos fatos: “A prática dos atos de que trata o caput está condicionada à manifestação prévia favorável do ministro de Estado chefe da Casa Civil da Presidência da República”.

Indicações no DF
Detalhe: Ciro Nogueira (PP) é amigo e aliado do governador Ibaneis Rocha (MDB) e fez indicações no GDF, inclusive do ex-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Gilberto Occhi, que também esteve na Terracap.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

4 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

5 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

5 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

5 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

5 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

5 meses atrás