Reguffe decide disputar o Buriti… mas falta anunciar a candidatura

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Começou 2022, e a pergunta no meio político do DF é: o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) será candidato ao Palácio do Buriti? Ele tem dito a todos os interlocutores que vai. Falta o anúncio. A possível aliança nacional entre Podemos e União Brasil em torno da eleição de Sergio Moro será positiva para Reguffe, que ganhará tempo de TV e fundo eleitoral.

Partida nem começou

Quanto mais Lula cresce nas pesquisas, mais difícil ficará para os potenciais aliados negociarem apoios. Como já ocorre em São Paulo. O presidente do PT, Luiz Marinho, diz que o partido não cederá a candidatura ao governo para apoiar Márcio França, do PSB. Mas o jogo ainda não está ganho.

Centro-Oeste liderou apreensão recorde de cocaína em 2021
O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) do Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou apreensão recorde de cocaína em 2021, um aumento de 125% se comparado ao ano anterior. Mais que dobrou. Ao todo, mais de 18 toneladas foram confiscadas. O prejuízo aos criminosos foi estimado em R$ 620 milhões, três vezes o verificado em 2020 — quando a perda para os traficantes foi calculada em R$ 200 milhões, com a apreensão de oito toneladas de cocaína. O Centro-Oeste foi a região com mais registros, cerca de 12 toneladas. E, em Mato Grosso, de uma única vez, foi interceptada uma carga com 1 tonelada da droga.

Poderoso
Com o controle sobre o Orçamento que ganhou de presente do presidente Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, ficou bem mais poderoso que o ministro da Economia, Paulo Guedes. Praticamente virou o chefe de Guedes. É a política se sobrepondo às contas públicas. É o Centrão mais forte do que os bolsonaristas tradicionais.

Manda quem pode…
Quem pegou o Diário Oficial da União nesta manhã começou a leitura achando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, conquistava mais poderes com o decreto que lhe delega 10 competências. Todas relacionadas ao Orçamento de 2022. Mas, no fim, a realidade dos fatos: “A prática dos atos de que trata o caput está condicionada à manifestação prévia favorável do ministro de Estado chefe da Casa Civil da Presidência da República”.

Indicações no DF
Detalhe: Ciro Nogueira (PP) é amigo e aliado do governador Ibaneis Rocha (MDB) e fez indicações no GDF, inclusive do ex-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Gilberto Occhi, que também esteve na Terracap.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás