ibaneis_eixo Crédito: Alan Rios/CB/D.A Press. Brasil

Ibaneis elogia Paco Britto, mas não crava o vice para 2022

Publicado em Sem categoria

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez elogios ao vice, Paco Britto (Avante), nesta semana, em postagem nas redes sociais. “Paco sempre esteve disposto a enfrentar desafios ao meu lado e concretizamos uma parceria que gerou frutos por Brasília”. Os dois são afinados, mas Ibaneis precisa ainda definir se manterá essa “parceria” na próxima chapa.

Bênção evangélica

JB Carvalho, bispo da Comunidade das Nações em Brasília, tem relações próximas com vários políticos, mas se tornou o guru do secretário de Economia do DF, André Clemente (D), futuro conselheiro do Tribunal de Contas do DF. Os dois jantaram juntos em Lisboa, quando Clemente integrou a comitiva do governador Ibaneis Rocha, que foi a Portugal participar do Web Summit Lisboa, e JB foi responsável pela oração que abriu a entrega de medalhas do Mérito Economia, concedidas na última terça-feira por Clemente a várias autoridades e pessoas da sociedade civil.

Na disputa
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) entra oficialmente nesta semana na disputa ao GDF. O partido, presidido pelo próprio, lança nesta quarta-feira a candidatura do tucano ao Palácio do Buriti.

Votos em jogo
A volta do delegado Rafael Sampaio à presidência do Sindepo (Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF) sinaliza que a paridade dos salários de policiais civis aos de federais vai voltar ao debate político, depois de um longo tempo adormecido. Muita gente pode faturar politicamente com um possível reajuste: a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, que pode construir uma ponte com o presidente Jair Bolsonaro, o governador Ibaneis Rocha e Sampaio, que concorrerá a um mandato de deputado federal.

JK inspiração
Juscelino Kubitscheck está na moda. O fundador de Brasília foi inspiração no lançamento da pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao Planalto e citado também pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), quando seu nome foi confirmado pelo MDB para a disputa à sucessão de Jair Bolsonaro. “Política é a arte da construção no coletivo. Ninguém faz nada sozinho. Há 55 anos, sonho e coragem fizeram com que JK edificasse Brasília, gerando emprego, trazendo desenvolvimento para a região central, promovendo a integração nacional”, discursou Tebet.

Ex-deputada assume presidência do PSL Mulher
A ex-deputada Sandra Faraj assume o PSL Mulher nesta terça-feira. Uma festa está sendo preparada pelo presidente regional do partido, Manoel Arruda, no Windsor Brasília Hotel. É uma aposta na ex-distrital que busca a volta à Câmara Legislativa. O irmão da ex-deputada, Fadi Faraj, busca um espaço em chapa majoritária, mas, se não der certo os irmãos concorrerão juntos como distrital e federal.

Conectadas
Quero Você Eleita, projeto coordenado pela advogada Gabriela Rollemberg, foi escolhido para participar do programa internacional Future Females Business School, que é oferecido pela missão diplomática do Governo Britânico no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de startups, no Brasil, as mulheres são fundadoras de apenas 12,6% empresas do gênero e 26,9% não têm nenhuma participação feminina no time. O Programa Future Females Business School tem como propósito mudar esses números. O Quero Você Eleita é um laboratório de inovação política que trabalha por uma maior igualdade de participação das mulheres na política e na sociedade.

Separados
O PSL ainda não se fundiu, oficialmente, ao DEM, o que só deve ocorrer em março após análise da Justiça Eleitoral. Enquanto isso, os partidos caminham separadamente.

Enquanto isso… Na sala de Justiça
O embate das chapas na disputa à OAB-DF acabou na comissão eleitoral e a reeleição de Délio Lins e Silva Júnior foi confirmada. A advogada Thaís Riedel mandou mensagem para o adversário cumprimentando pela vitória e desejando sucesso. Vida que segue. Délio toma posse em primeiro de janeiro, mas seu grupo prepara para fevereiro um evento festivo com autoridades nacionais e o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, a ser eleito.

Mandou bem
O STJ passou a exigir passaporte de vacina para ter acesso aos espaços físicos do tribunal. A medida vale a partir de fevereiro. Quem quiser circular nos prédios terá de apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19.

Mandou mal
Em plena campanha nacional de vacinação contra covid-29, o sistema ConecteSUS do Ministério da Saúde, que registra informações dos usuários do SUS, como as vacinas, caiu após ter sido alvo de um suposto ataque hacker.

Só papos

“Tem um idiota aí agora, não vou falar o nome dele: ‘Ah, comigo a economia vai ser inclusiva, sustentável’. Esse cara passou aí um ano e pouco no meu governo, nunca abriu a boca em reunião de ministros. Agora tem solução para tudo. Estando fora do governo, é fácil”
Presidente Jair Bolsonaro

“Não quero ser ofensivo com ninguém. Esse governo é muito ruim. Esse governo é tão ruim porque, normalmente, é muito fácil um governo se reeleger. Você está na máquina. Se você faz um governo minimamente bom, você consegue se reeleger. O presidente está com medo”
Ex-juiz Sérgio Moro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*