DEC30E21-E0FB-4070-B725-CB969C058DDD

Conselho Federal suspende por liminar registro da chapa de Thaís Riedel na eleição da OAB-DF

Publicado em Sem categoria

Na véspera da eleição da OAB-DF, surge uma controvérsia para tumultuar o pleito. Uma liminar do conselheiro federal da Ordem Duilio Piato Júnior, do Mato Grosso, determinou que a comissão eleitoral do DF avalie se 15 candidatos da chapa da advogada Thaís Riedel são negros ou pardos, como eles se autodeclararam no momento do registro da candidatura.

 

O presidente licenciado da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, que concorre à reeleição, impugnou o registro, alegando fraude na declaração da questão racial. A polêmica decorre de uma exigência inédita nas eleições da OAB: pelo menos 30% dos integrantes de cada chapa precisam ser negros ou pardos.

 

Ao analisar as impugnações, a comissão eleitoral da OAB-DF considerou que o critério da auto-declaração é previsto no edital das eleições. Por isso, não promoveu uma análise detalhada de cada caso sobre a relação entre a aparência e a declaração racial.

 

Agora, por exigência da liminar, a comissão eleitoral terá de avaliar caso a caso.

 

Enquanto isso, a eleição segue como previsto para ser realizada domingo (21). Mas com uma dúvida sobre o que vai acontecer com o resultado final.

 

Em vídeo distribuído nas redes sociais, Thaís Riedel afirmou: “O que nos parece é que a atual situação, candidata à reeleição, está com medo das urnas. Nós não tememos nenhum tipo de debate. Vamos continuar na luta pela advocacia”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*